1ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa

Que a corrida é o esporte mais democrático do mundo, que ela auxilia na perda (e manutenção) do peso e que ela melhora o humor, você já sabe. E foi assim que o domingo foi iniciado em Descoberto com a presença de pessoas do município e várias outras cidades da região para participar da 1ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa. O evento que aconteceu com uma ótima estrutura foi organizado pela NAT RUN Sports com o apoio do poder executivo e legislativo local, além de patrocínio de empresas e teve sua base na Praça Caboclo Teixeira, no centro da cidade de Descoberto.

Ronaldo da Costa é o caçula de 11 irmãos, venceu a edição de 1994 da Corrida de São Silvestre, se firmando como fundista. No ano seguinte, obteve a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 1995 em Mar Del Plata nos 10.000 metros. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 também disputou os 10.000 metros mas não passou da preliminar.

Em 1998, venceu a Maratona de Berlim, estabelecendo um novo recorde mundial, que já durava quase 10 anos, com o tempo de 2h06m05s, sendo assim, ele foi a primeira pessoa a correr a maratona com um ritmo inferior a 3 minutos por quilometro. Era apenas a segunda maratona que disputava. Essa marca permanece sendo o recorde brasileiro e sul-americano até o momento.

Em 2016, Ronaldo participou e foi homenageado de forma a carregar a tocha olímpica pelas ruas da cidade de Bicas, durante a passagem da tocha por lá. Hoje atua no esporte na capital brasileira, Brasília e esteve presente neste final de semana na cidade natal de Descoberto, onde correu junto de centenas de atletas a 1ª Corrida Rústica Ronaldo da Costa, ainda subindo ao pódio com a quinta colocação na categoria de sua idade.