65 anos da Rádio Difusora em São João Nepomuceno

65 anos de tradição e serviços prestados para o ouvinte de São João Nepomuceno e região que fica ligado nas ondas da Emissora. Na atualidade, na direção de Isaias Sporch de Freitas desde 2005, a Rádio Difusora conta com 11 funcionários e seus diretores que mantém a programação da emissora voltada para o público de São João Nepomuceno e região, alcançando mais de 80 municípios ao redor da cidade onde é localizada.

A programação, começa ainda de madrugada às 4 horas, com o locutor Sebastião Braz (Ciscoto) com o programa “Corujão da Madrugada”. Logo após o companheiro Írio Henriques se junta na programação e às 5 horas pontualmente de segunda a sábado, o programa “Bom dia com Alegria!” vai ao ar com muita música, informações, notícias, entretenimento, piadas e descontração.

Às 09 da manhã, Marciano Falcão abre a mensagem do dia com um momento de reflexão e fé. Na sequencia o locutor Marciano traz para os ouvintes as notícias da cidade, do estado e do Brasil, através do Programa Difusora Notícia. Falcão ainda continua na programação a partir das 11 horas, levando ao ar o “Difusora Entrevista”, sempre com temas atuais e relevantes.

A programação esquenta com o locutor Vitor Guilherme, que leva aos ouvintes da 97,3 o melhor da música atual e também aquelas que marcaram época.  O amigo VG comanda os programas “Show da Tarde”, “Sábado Show, locutor por um dia”, “Quarta da Saudade”, “Circuito Sertanejo” e os “Especiais Semanais”.

A Difusora tem a programação mais completa, indo das notícias, musicas e também esporte que é comandado pelo locutor Fernando de Lélis a partir das 17 horas no programa “Bola no Ar”, que informa os ouvintes sobre todos os esportes na cidade de São João Nepomuceno, região da Zona da Mata e também campeonatos esportivos nacionais e internacionais.

A Rádio Difusora FM, disponibiliza de segunda a sexta, o horário das 18 às 19 horas, um momento para que igrejas da cidade façam o momento de fé e religioso. Às 20 horas, o Locutor com mais experiência, Amado Roberto, abre a porteira do programa “Rancho Fundo”, com muito sertanejo clássico e raiz, com quadros engraçados dos personagens “Caboclo” e “Senhor Eugenio”.

História

A radiodifusão em São João Nepomuceno teve início em meados da década de 40 com a instalação da Rádio Tiradentes ZYO-5, de propriedade de um grupo de Juizforanos. A emissora permaneceu vários anos na cidade, até que em 1951 foi transferida para a Manchester Mineira.

Com a partida da Tiradentes, o município ficou sem uma emissora de rádio, contando somente com o jornal semanal Voz de São João. A ausência do meio de comunicação foi preenchida dois anos mais tarde com a fundação da Rádio Difusora AM São João Nepomuceno, uma emissora 100% sãojoanense, como há tempos almejava a população local. A criação da “Sentinela do Ar”, como era chamada, foi uma iniciativa do industrial Matheus Caldas de Oliveira, do fazendeiro Joaquim Ferreira Campos e do dentista Alcebíades de Araújo Porto, o Neném Porto.

Assim, em 16 de julho de 1953, entrava no ar, em caráter experimental, a Rádio Difusora São João Nepomuceno. A primeira transmissão do mais novo veículo de comunicação do município se deu por volta das 20 horas e 15 minutos. Os rádio-ouvintes sintonizados na emissora puderam escutar a voz do sãojoanense Sidney Baptista anunciando:

A rádio que ouvem é a Difusora de São João Nepomuceno, uma emissora em caráter experimental, atuando na frequência de 1440 quilociclos, com onda de 208 metros, ponto 33. A Rádio Difusora de São João Nepomuceno é uma emissora de ondas médias, com potência de 250 watts (Trecho transcrito da Voz de São João. Edição nº 832, de 19 de julho de 1953).

Neste dia, a população foi à rua para celebrar a chegada da rádio, do retorno da radiofonia à São João Nepomuceno. Como já foi dito, desde que a Rádio Tiradentes transferiu-se para Juiz de Fora, os sãojoanenses sonhavam com uma rádio formada por pessoas do município. E na noite de 16 de julho, o sonho se concretizou.

(…)

Trecho pertencente a Monografia da Jornalista Adriana de Freitas,
redigida no ano de 2013, Conclusão do Curso de Comunicação
na Faculdade de Comunicação da UFJF

 

 

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com