Mais Notícias aqui

O Alerta Vermelho para onda de calor é sucedido pelo Alerta Vermelho para risco de tempestade em SJN e região

O ex- prefeito do município de Tabuleiro, Jorge Elias Senhorinha, a quem enviamos nossas saudações, enviou esse registro da temperatura naquele município, onde a emissora tem bastante prestígio.

Não bastassem os transtornos do calor excessivo, boa parte dos municípios do estado precisarão lidar com riscos de temporais.

Atenção: Alerta de risco de tempestades

Os municípios de Coronel Pacheco, Goianá, Guarani, Juiz de Fora, Piau, Rio Novo, Rio Pomba, São João Nepomuceno e Tabuleiro estão na lista de risco de temporais válida para as próximas 24h, contudo, o alerta de onda de calor ainda prossegue para a região.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E DO ENTORNO DE JUIZ DE FORA REGISTRARAM TEMPERATURA ACIMA DE 40°:

Onda de calor marca o feriado em São João Nepomuceno e cidades próximas

A temperatura subiu, a umidade relativa do ar desceu e o índice de Raios Ultravioletas alcançou “nível extremo“.

A situação de Tabuleiro (segunda foto abaixo), que fica entre Piau e Rio Pomba, é emblemática porque representa a média de 41 a 43° registrada hoje em municípios do Circuito Turístico “Caminhos Verdes” e outros nas proximidades.

Estes municípios receberam um alerta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), repassado as Defesas Civis atuantes na microrregião de Juiz de Fora, sobre uma da onda de calor, iniciada na última segunda – feira e prevista para seguir até quinta-feira (16/11).

Em São João Nepomuceno, os 50 atiradores do TG 04-023, sob comando do instrutor Sargento Aquino, participaram de um cerimonial cívico-militar, pela manhã, contudo, nas primeiras horas após o amanhecer, o sol já cintilava forte e o céu azul, sem nuvens, anunciava um feriado quente e abafado (há uma reportagem no site sobre esta solenidade).

O índice de exposição aos Raios Ultravioletas alcançou hoje o “nível de extremo”, exigindo de todos o uso de protetor solar.

Com temperaturas subindo e ultrapassando os 40ºC em algumas regiões de Minas Gerais e a umidade caindo , ficando abaixo dos 40%, os ouvintes da área de alcance da emissora devem estar atentos a sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, tontura e dificuldade de respirar.

Esses são sinais típicos de baixa hidratação, mas lembre-se, a hidratação deve ser feita através do consumo sistemático de água e não de bebidas industrializadas, principalmente refrigerantes.

Logicamente, uma água de côco cai bem, pois além de hidratação repõe nutrientes e no caso de suco natural, recomenda-se maneirar na hora de adoçar, pois o alto consumo destas bebidas certamente promoverá a hidratação, mas também a elevação no consumo de açúcar poderá acarretar problemas de saúde, como propensão ao  diabetes.

Uma outra preocupação é que, além do calor, o índice de exposição aos Raios Ultravioletas alcançou hoje o “nível de extremo”, exigindo de todos o uso de protetor solar.

Atenção: Alerta de risco de tempestades: Coronel Pacheco, Goianá, Guarani, Juiz de Fora, Piau, Rio Novo, Rio Pomba, São João Nepomuceno e Tabuleiro estão na lista de risco de temporais válida para as próximas 24h, contudo, o alerta de onda de calor ainda prossegue para a região.

Compartilhe

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp