Alunos Sãojoanenses e professores se destacam em Olimpíada Brasileira de Matemática

Na 13ª OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática, a cidade de São João Nepomuceno ficou muito bem representada, conquistando medalhas e recebendo menções honrosas. Entre os medalhistas, estão no topo do pódio os jovens: Daniel Furlan Nunes e João Pedro de Oliveira Dutra, sendo que Daniel, medalhista também no ano anterior, é filho do casa Josimarques Ribeiro Nunes (Rochinha) e Elizabete Siqueira Furlan Nunes, é aluno do 7º ano da Escola Municipal Dr. Augusto Gloria e João, filho do casal Pedro Paulo de Souza Dutra e Isamara Bulla de Oliveira Dutra, estuda no Centro Integrado Robson Braga de Andrade (SESI/SENAI).

A Escola Dr. Augusto Gloria também conquistou três medalhas de bronze com os alunos Gustavo de Jesus Furtado, Mariana Luciano Saar e Thyago Martini Rezende, além de seis menções honrosas. O professor Alfredo Garcia de Matos Junior, da mesma escola, foi premiado pela organização em seu desempenho.

No SESI, além da medalha de ouro, houve mais uma medalha de bronze com o aluno Guilherme Barbosa Curcio. Alunos da instituição também receberam menções honrosas e o professor Rangel Zignago foi premiado, sendo ele um dos três únicos professores mineiros de escolas particulares premiados nesta edição.

Durante o contato com os pais dos dois alunos que conquistaram as medalhas de ouro a equipe de reportagem ficou sabendo que ambos estarão, nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, fazendo a prova da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) que é uma competição para os estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes do ensino fundamental e médio, que participam são selecionados através das notas mais altas da OBMEP.

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

A equipe da Rádio Difusora parabeniza a todos que com competência e esforço alcançaram os reconhecimento e glórias através do estudo e também do dom de ensinar.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com