Mais Notícias aqui

Animal é abandonado preso à coleira até a morte

A 136ª CIA da Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada na noite desta terça-feira, dia 13 de junho, devido uma ocorrência de maus tratos e abandono de animais.

O fato aconteceu na Rua Antônio Fontana, em São João Nepomuceno, onde um cachorro foi abandonado pelo seu dono, deixando o animal preso à coleira, sem água e sem comida por dias. Segundo informações de testemunhas e do solicitante da presença da PM, o proprietário do animal morava de aluguel em uma residência naquela rua, porém se mudou e deixou o animal até que o mesmo morresse.

A ocorrência foi feita, e o animal removido e enterrado pelo popular que acionou os militares. A PM transmitiu o Boletim de Ocorrências para a ASPA (Associação de Proteção aos Animais).

Informações transmitidas pela equipe de serviço da 136ª CIA da Polícia Militar de Minas Gerais, sediada em São João Nepomuceno

Eis o texto da Lei:

“Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98

É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

Pena – Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

Parágrafo 1°. – Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Parágrafo 2°. – A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s).”

Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:

  • abandono;
  • manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
  • deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
  • envenenamento;
  • agressão física, covarde e exagerada;
  • mutilação;
  • utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
  • não procurar um veterinário se o animal estiver doente;
Isto serve para os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração, além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *