CarnavalCidade e RegiãoCulturaNotícias

Bloco Dos Tourão: Uma década de folia em homenagem aos grandalhões e grandalhonas de São João Nepomuceno

Em sua 9ª edição, evento carnavalesco celebra a diversidade e a alegria com abadas tradicionais e eleições irreverentes

No coração de São João Nepomuceno, a tradição carnavalesca ganha novas cores e formas com a passagem do “Bloco Dos Tourão”, que comemora sua nona edição em 10 anos, em uma festa repleta de energia e irreverência. Neste último dia 09 de fevereiro, as ruas se encheram de foliões trajados com os icônicos abadas que homenageiam os “Tourões e Touronas”, celebrando a diversidade e a alegria dos grandalhões e grandalhonas da cidade.

Com centenas de participantes, o Bloco Dos Tourão trouxe uma atmosfera de festa e descontração, onde os “gordinhos e gordinhas” são os protagonistas. Este é um bloco familiar, que reúne juventude, idosos, e foliões de todas as idades, além de famílias são-joanenses e turistas, em um misto de alegria, diversão e musicalidade típicos do carnaval.

A concentração do bloco foi marcada pela animação de três carros de som programados com DJs, marchinhas e iluminação especial, garantindo que os participantes se entregassem à folia com todo o vigor. E como é tradição, o Bloco Dos Tourão elegeu seus representantes para 2024. O Rei Tourão foi o Enfermeiro do Hospital São João, Renan, enquanto a Tourona foi o folião de Ubá, Lucas Menezes, em uma demonstração de que o bloco não tem fronteiras e celebra a diversidade.

Além disso, foram eleitos também a Tourona KIDS, Ana Luiza Oliveira, e o Tourão KIDS, Arthur, filho da Enfermeira Domenica. O título de Muso Tourão foi para o advogado Pedrão Resende, enquanto o Garrote do Ano foi concedido ao grande amigo do bloco, Júlio Enfermeiro, em uma premiação que ressalta a irreverência e o espírito festivo do evento.

A cobertura especial do evento ficou por conta da Rádio Difusora, com o repórter Emerson de Paula e o fotojornalista Israel Malthik registrando cada momento através do site www.difusorasjn.com.br. E para garantir a segurança de todos os presentes, a Defesa Civil do município, o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) de São João Nepomuceno, brigadistas, seguranças patrimoniais, policiais militares e funcionários da Prefeitura Municipal estiveram presentes durante todo o evento, proporcionando um carnaval seguro e inesquecível para todos os foliões.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *