CarnavalCidade e RegiãoCulturaNotícias

Carnaval 2024: Superando percalços, Escola de Samba Unidos do São José retorna ao carnaval de São João Nepomuceno

ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO SÃO JOSÉ, DE VOLTA À PASSARELA DO SAMBA LUÍS QUIRINO DE FREITAS

A escola apresentará o samba- enredo vitorioso em 1996, “Samba , suor e cerveja”, que conta a história da cerveja no mundo, de autoria do letrista Pato Roco. Para ouvir o samba e o vídeo no final da página, dê uma PAUSA no som da Rádio, no topo do site.

Reportagem de Aristides dos Santos/ imagens Israel Maltik e William Lima

A emissora iniciou na terça – feira (24/01) uma série de reportagens sobre as escolas de samba do município. Visitaremos os galpões, entrevistando membros das diretorias e carnavalescos, conhecendo os preparativos, ouvindo seus sonhos, metas e dificuldades. Começamos pela E.S.U São José pelo feito histórico: a reativação da escola.

A escola reapresentará o samba- enredo vitorioso em 1996, “Samba , suor e cerveja”, que conta a história da cerveja no mundo, de autoria do letrista Pato Roco. O desfile ocorrerá sábado, 10/02, às 22 h, na passarela Luís Quirino de Freitas.

Reportagem:A Escola de Samba Unidos do São José está de volta ao Carnaval de São João Nepomuceno.

E este retorno não está sendo fácil.

Esta reportagem iniciou um “tour” pelos galpões das escolas de samba de São João Nepomuceno para o FM 97,3. São 4 escolas, contudo, o fato histórico – São José de volta à Passarela do Samba- foi uma boa razão para iniciar a série de reportagem no “alto do bairro São José”.

A escola é presidida por Cássio Magalhães (foto acima) e o vice- presidente William Lima (foto abaixo), tendo por carnavalesco Carlos Augusto e diretora de harmonia, Karina Santiago, empossados em 2023 para o mandato de 1 ano.

O sonho de reativar a escola partiu de William, que convidou Cássio para esta aventura ouvindo, no alto do bairro Centenário, o som longínquo dos ensaios das demais agremiações.

Quem tiver interesse em ajudar, voluntariamente, nos preparativos ou desfilar pode entrar em contato com (32) 99946- 9946 ( William Lima).

Fazendo uma vistoria no galpão, eles perceberam a viabilidade, contudo, as dificuldades foram surgindo ao longo dos meses.

O orçamento para colocar a escola de volta à Passarela do Samba foi estimado em cerca de 30 mil reais, o repasse da prefeitura ficou em 12 mil reais, eles declaram que com foco e sacrifício lutam para arrecadar fundos e melhorar o caixa.

O desfile da escola foi programado para o sábado, dia 10/02, às 22h (eles citaram que o orçamento para sábado é menor que o de domingo, porém, não houve concordância na tese do desfile das 4 escolas na mesma data).

Diante da limitação no orçamento, eles optaram por engavetar o projeto de um samba – enredo inédito, pelo menos nesse ano, desengavetando o samba enredo vitorioso em 1999, quando a escola sagrou- se campeã no Concurso das Escolas de Samba do Carnaval de São João Nepomuceno.

Com isso, o material encontrado no depósito já seria boa parte da matéria prima empregada na confecção de fantasias e adereços.

Uma outra dificuldade relatada é o relacionamento com a Associação de Moradores do Bairro São José. Embora a escola seja um patrimônio histórico do bairro (e também do município), a diretoria alega que não está havendo facilidade junto à diretoria da Associação, que não está cooperando, como esperado, na liberação da sede e da quadra para reuniões e ensaios – de acordo com as necessidades.

Ensaio:

Esta reportagem, realmente, detectou a dificuldade de diálogo entre ambas instituições, no que diz respeito aos preparativos da Escola de Samba Unidos do São José para o Carnaval 2024.

Cássio Magalhães, William Lima, Carlos Augusto e Karina Santiago acreditam que as dificuldades serão superadas e a escola vai emocionar o público na Passarela do Samba.

Quem tiver interesse em ajudar, voluntariamente, nos preparativos ou desfilar pode entrar em contato com (32) 99946- 9946 ( William Lima).

Ouça o samba:

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *