Em carta, Secretária Municipal de Educação faz agradecimentos ao Poder Público e comunidade escolar: Seguirá para JF, assumindo cargo de Inspetora Escolar
Postado por Aristides dos Santos/ Texto e imagens: Secretária Belkis Cavalheiro Furtado
DESPEDIDAS E AGRADECIMENTOS
Aprovada em Concurso Público para o cargo de Inspetora Escolar (Superintendência Regional de Ensino, em Juiz de Fora), a atual Secretária Municipal de Educação está encerrando seu ciclo na Secretaria, enviando à emissora uma carta de despedidas e agradecimentos.


Estou vivendo um tempo de ruptura — mas não de rompimento de amizade, consideração ou respeito. Esses sentimentos permanecem entre quem se despede e quem fica. Hoje é um dia de início de ausência. Como não posso contrariar o que vem de Deus, prefiro dizer que este período é, na verdade, um tempo de colher — sobretudo, os frutos da amizade, da lealdade, do companheirismo, do respeito, da sabedoria, da fidelidade e dos princípios nos quais sempre acreditei.
Foram muitos os momentos vividos junto à Rede Pública Municipal. Fizemos história — e os momentos que construímos juntos foram mais grandiosos do que pequenos.
Foram 8 anos e 6 meses dedicados à Educação Pública Municipal.
Os desafios foram intensos, mas nunca impediram meu crescimento profissional. Procurei sempre enfrentá-los com seriedade, comprometimento e respeito a todos.
Os frutos que hoje colhemos nasceram da prática, da ética e da consciência profissional que aprendi, em especial, com essa equipe maravilhosa e competente. Tive a honra de caminhar ao lado de pessoas que tornaram minha jornada mais justa e possível, mesmo nos dias difíceis. Contar com uma equipe administrativa, diretores e supervisores de primeira qualidade é motivo de orgulho. Hoje posso afirmar, com gratidão, que fiz parte de uma equipe tão especial.
Conseguimos muito. Olho para trás e quase não acredito. Estive presente no nascimento de decretos e leis que garantiram direitos aos professores, como:
- Jornada de 1/3,
- Critérios para escolha de turmas,
- Reformas e construções de escolas,
- Aquisição de materiais didáticos e tecnológicos,
- Organização dos espaços escolares,
- Renovação da frota do transporte escolar,
- Ensino em tempo integral,
- Formações em serviço…
…e tantas outras conquistas importantes!
Ao longo da gestão, ficou claro que dia após dia era necessário invocar a Deus pedindo sabedoria para não falhar diante dos problemas e encontrar soluções verdadeiras e justas. Iniciou-se um novo ciclo em minha vida — um novo desafio, algo que Deus planejou e Ele me concedeu, como sempre fez em minha vida. Encerrando meu ciclo como Secretária Municipal de Educação do Município de São João Nepomuceno, saio com a certeza de que, mesmo não estando mais no cargo, estarei sempre presente nos ideais e compromissos com a Educação.
Agradeço a todos pelas oportunidades vividas até aqui. Nem todos os dias foram fáceis, mas cada momento contribuiu com aprendizados e escolhas que levarei para a vida.


Agradeço, especialmente, a quem me permitiu e oportunizou estar na função. Ao ex-prefeito Ernandes José da Silva, que sempre esteve comigo, ao prefeito Tony Calegaro, que confiou em mim, aos amigos que nunca me deixaram sentir só, aos pares leais, e para finalizar, um agradecimento especial aos Servidores da Rede Pública Municipal de São João Nepomuceno, que, desde o meu primeiro dia de trabalho como Secretária Municipal de Educação (início de 2017), me acolheram, me respeitaram e buscaram junto comigo o melhor para uma Educação Pública de Qualidade.
Saio com a sensação de dever cumprido, sabendo que muito ainda há por realizar, pois nem tudo que planejamos conseguimos executar. Mas tenho a certeza de que sempre busquei fazer o melhor pela Educação — e continuarei fazendo isso, independente da função e de onde estiver.
Mas, o que vou levar no coração?
Com certeza, não serão os momentos de aflição. Levo comigo tudo aquilo que aprendi com todos Vocês, que me fortaleceram e contribuíram para o meu crescimento. Levo:
- Um abraço carinhoso,
- Uma palavra de apoio,
- Um incentivo,
- Um aperto de mão,
- Um olhar afetuoso,
- Uma amizade verdadeira,
- Uma correção fraterna,
- Uma conversinha de corredor,
- Uma boa notícia,
- Uma risada gostosa,
- Uma brincadeira oportuna,
- Uma crítica construtiva.
Levarei impresso no coração o empenho dos profissionais da Educação, que lutaram comigo para que os objetivos comuns fossem alcançados, que nossas escolas se tornassem cada vez melhores, que superaram obstáculos e inovaram com coragem, que criaram, animaram e inspiraram os outros.
Se levo tudo isso no coração, é porque há muito o que agradecer.
Muito obrigada,
Belkis Cavalheiro Furtado