EsportesSão João Nepomuceno e Região

“Celso Gol”, ex- atacante do Vasco e América mineiro compartilha lições de vida com jovens adultos de SJN.

O centro- avante Celso Costa da Silva está com 51 anos e, após “pendurar as chuteiras” em 2009, passou a compartilhar suas experiências dentro e fora de campo para estimular a prática do esporte e inspirar crianças e adolescentes a utilizarem sua vocação esportiva como oportunidade de crescimento, não apenas profissional mas, também, humano.

Celso revelou ao entrevistador Emerson de Paula que seu auge foi no “coelho”, na década de 90, porém, a partir de 2009, ao encerrar sua carreira, ele se interessou pelos projetos sociais, a formação profissional e humana das crianças.

Ele já conhecia São João Nepomuceno, através da amizade com Marco Aurélio Ayupe– um dos responsáveis por sua vinda- que também jogou no Vasco da Gama.

Também ouvido pelo entrevistador Emerson de Paula, o Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, Fernando de Lélis, disse que objetivo principal da palestra foi reunir crianças e adolescentes dos programas sociais dos bairros Três Marias, Bela Vista e Santa Rita para ouvi-lo, compareceram 70 crianças porém, o evento foi aberto ao público em geral.

Já o vice- prefeito Tony Calegaro enalteceu a preocupação do Celso em não apenas estimular crianças a praticarem futebol mas, principalmente, conversar com seus familiares e com as próprias crianças visando a construção de um ser humano melhor preparado para a vida, indo além da preocupação com competições.

Quem é Celso Gol?

O início: Celso Costa da Silva iniciou sua carreira de forma modesta, em 1989, no Bonsucesso ( RJ), mas não demorou muito para conseguir uma oportunidade em 1990, no Vasco da Gama e, assim, ganhar visibilidade e progredir na carreira.

Do Vasco ao América: De lá, ele migrou, em 1992, para o “coelho”. Foi no América de Minas- que divide com Cruzeiro e Atlético o título de maiores clubes de Minas- que passou o maior período na sua carreira, todavia, ele voltou a ter uma breve passagem pelo Vasco, em 1996 ( uma temporada) mas, de lá, retornou ao “coelho”, onde ficou até o final da década de 90.

Outras passagens: Dentro do período seguinte, de 1999 a 2009, ano em que encerrou a carreira, Celso Costa também passou por uma temporada no Internacional (RS) e outra no Al Khaleej, da Arábia Saudita.

Contudo , nos 20 anos de carreira, prevaleceram as temporadas do eixo Rio – MG, ora em equipes mineiras, ora em equipes fluminenses.

Palestra em São João Nepomuceno

O Departamento Municipal de Esportes e o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) convidaram- no para uma palestra no Museu Municipal, realizada no dia 19 de outubro (quinta -feira), às 19h. Com entrada franca.

O palestrante, agora pastor evangélico, trouxe suas experiências de dentro e fora do campo, do passado e do presente, levando adiante sua missão de ajudar a melhorar a sociedade e inspirar menores e adultos a lidarem com os “altos” e “baixos” da vida, percalços, perigos e conquistas relacionados não apenas às carreiras ligadas ao esporte.

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *