Chegou ao fim o Festival Cidade da Música. Este ano teve cortejo de seresta, oficina de produção de trilha sonora, exibição de documentários e shows “ao ar livre”
Reportagem Aristides dos Santos com apoio de Juninho Detone / Assessoria de Comunicação.
VEJA ALGUNS MOMENTOS DA NOITE FINAL
SÁBADO À NOITE: O FESTIVAL CIDADE DA MÚSICA CHEGOU AO FINAL – VEJA ACIMA ALGUNS MOMENTOS DA ÚLTIMA NOITE/ PARA OUVIR, PAUSE TEMPORARIAMENTE O SOM DA RÁDIO, NO TOPO DA PÁGINA.
São João Nepomuceno com vozes e acordes, transpirando música. O Festival é uma iniciativa da Associação Neném Itaborahy, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e SEBRAE, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e o patrocínio principal da Energisa Minas Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O evento foi realizado entre 13 e 15 de junho de 2024. Veja, no link abaixo, a listagem de todas as apresentações.
O Festival Cidade da Música chegou ao fim com uma programação diversificada e “intensa” e grandes nomes da música instrumental brasileira. Além de mostra audiovisual, oficinas e fóruns temáticos, vários shows e jam sessions.
O Festival é uma iniciativa da Associação Neném Itaborahy, em parceria com o SEBRAE e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e o patrocínio da ENERGISA Minas Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Reportagem original: A abertura
O Pólo Audiovisual da Zona da Mata reconhece o valor cultural de São João Nepomuceno na região, tanto que, através do Grupo Energisa, o município recebe incentivos para não deixar a chama da arte e da cultura se apagar.
Resgatando e preservando tradições, reunindo e organizando músicos – que são orientados sobre os caminhos para obtenção de oportunidades e recursos – o Festival Cidade da Música está inserido no calendário festivo do município como um evento musical mas, principalmente, um espaço para que jovens e antigos talentos manifestem sua capacidade criativa, obtendo o devido reconhecimento e valorização.
Entre as atrações da noite do dia 13 de Junho, quinta – feira,”Dia de Santo Antônio”, foi o cortejo do grupo “Seresteiros do Luar”, reverenciado das janelas de apartamentos, no trajeto , às ruas. Uma tradição viva do interior de Minas Gerais resgatada e preservada em São João Nepomuceno.
A concentração do cortejo ocorreu na Praça Daniel Sarmento (“Praça da Fábrica”).
Oficina de produção de trilha sonora e exibição de documentários
Também foram oferecidas ao público, na primeira noite do Festival Cidade da Música – Prêmio Instrumental, exibições de documentários: “Trem do Futuro”, de Cláudio Santos e Leandro Silveira, e “APi – O movimento rock em São João”, de Kaique Filgueiras, na Praça da Estação, no centro de São João Nepomuceno.
Como exposto na emissora pelo presidente do Pólo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, neste ano, o evento está oferecendo uma oficina de produção de trilha sonora com Dudu Viana. Esta atividade envolve 20 profissionais inscritos e foi programada para o Centro Cultural Professor Gabriel Procópio Loures.
Esta oficina visa capacitar profissionais da região a produzirem efeitos sonoros e trilhas sonoras para as produções de vídeo incrementadas pelo Pólo Audiovisual. A sonoplastia é uma produção indispensável às produções e que exige a devida capacitação. A oficina foi um aceno com uma valiosa oportunidade para músicos, compositores e, até mesmo, Djs.
Show
Completando a programação do dia, o palco “Cidade da Música” foi inaugurado com o show de Roger Resende e seus convidados Felipe do Cavaco, Thaylis Carneiro e Dudu Viana.
Programaçãode sexta e sábado:
Toninho Ferragutti vem para o Festival Cidade da Música e fará uma participação mais que especial no show de Ricardo Itaborahy nesta sexta-feira, a partir das 22h. Ele mesmo faz o convite:
O Festival segue nos dias 14 e 15 de junho (sexta e sábado), com uma variada programação, confira no link abaixo:.