Covid-19: variante brasileira é encontrada em Leopoldina

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quinta-feira (17), a variante encontrada foi a P1. Este foi o segundo caso confirmado na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina informou na tarde de quinta-feira (17) que a variante brasileira P1 do novo coronavírus, inicialmente encontrada em Manaus, foi confirmada em amostra de um paciente de Leopoldina.

Em reportagem publicada pelo G1 no último sábado (12), Leopoldina já tinha um caso confirmado da variante P2, inicialmente identificada no Rio de Janeiro e em circulação no país desde outubro de 2020.

De acordo com a secretaria, “esta é uma cepa de grande preocupação pois pode aumentar a demanda nos serviços de saúde, por ser mais transmissível”. No comunicado, a pasta diz ainda que outras cepas foram encontradas na região e provavelmente podem estar em circulação na cidade.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para saber se já estão cientes da situação e qual acompanhamento está sendo feito, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Variantes identificadas na região

Até a última sexta-feira (11), as regiões Sudeste, Centro Sul e Leste do Sul, que abrange municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, registraram 76 casos confirmados de variantes do coronavírus.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) no painel de monitoramento. Vale ressaltar que a nova variante encontrada em Leopoldina ainda não consta no painel do Estado.

Até o momento, 20 municípios apresentaram notificações de cepas do vírus confirmadas. A SES-MG registrou as variantes P.1*, P.2, B.1.1.7*, B.1.1.28, B.1.17*, B.1.617.2* (variante indiana) e também casos com outras linhagens, sem especificar quais.

Confira abaixo as especificações das variantes encontradas:

  • P.1*: variante encontrada na cidade de Manaus;
  • P.2: variante encontrada na cidade do Rio de Janeiro;
  • B.1.1.7* e B.1.17: variante encontrada no Reino Unido;
  • B.1.1.28: variante encontrada no Amazonas;
  • B.1.617.2*: variante encontrada na Índia.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *