Cidade e RegiãoNotícias

Noite de terça: Incêndios criminosos em São João Nepomuceno e Rochedo de Minas

Reportagens Aristides dos Santos com dados da Defesa Civil, imagens de Gabrielle Detoni Freitas e e Defesa Civil

INCÊNDIOS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO E ROCHEDO DE MINAS: ATÉ QUANDO?

Na noite de terça – feira (25) os municípios de São João Nepomuceno e Rochedo de Minas registraram focos de incêndio, ambos no perímetro urbano e com características de origem criminosa, oferecendo risco às edificações, rede elétrica, pessoas e animais, além da poluição e danos ao meio ambiente.

Em São João Nepomuceno as chamas foram desencadeadas no Anel Viário e, em Rochedo de Minas no morro, atrás do Clube Municipal.

Tanto aqui como lá, a Polícia Militar foi acionada e servidores da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno como de Rochedo, lotados na Defesa Civil local, com auxílio de voluntários, conseguiram debelar as chamas.

Pequenos incêndios estão ocorrendo com grande frequência e incêndio de grandes proporções,como o de ontem em Rochedo de Minas e os mais recentes em São João Nepomuceno estão se tornando comuns. Lamentável!

O que diz a Lei? O Artigo 250 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 declara:

Art. 250 – Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem:

Pena – reclusão, de três a seis anos, e multa.

Aumento de pena

§ 1º – As penas aumentam-se de um terço:

I – se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

II – se o incêndio é:

a) em casa habitada ou destinada a habitação;

b) em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;

d) em estação ferroviária ou aeródromo;

e) em estaleiro, fábrica ou oficina;

f) em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;

g) em poço petrolífico ou galeria de mineração;

h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta.Incêndio culposo

§ 2º – Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.

Fonte: www.jusbrasil.com.br

Registro anterior (22/06):

Zona Rural e propriedades no perímetro urbano de São João Nepomuceno padecem com incêndios de origem criminosa

A Polícia Militar esteve nesta semana no Barite, rastreando um cidadão já identificado e que teria sido flagrado por trabalhadores rurais desencadeando um incêndio naquela região. De acordo com a Defesa Civil de São João Nepomuceno, uma onda de incêndios está assustando os moradores de vários bairros e da zona rural do município nas últimas semanas.

Digite na busca “Defesa Civil” e veja as reportagens mais recentes sobre incêndios na região.

Nesta última semana, em especial, os proprietários de algumas fazendas sofreram com incêndios criminosos, contudo, o suposto autor já teria sido identificado por moradores, suspeito de atear fogo em propriedades rurais. De acordo com relatos, em companhia de um cão e na posse de um galão, ele inicia um foco de incêndio, foge do local atingido tomando paradeiro ignorado.

Também há rumores de que ele seja responsável por outros incêndios na área rural e em áreas de vegetação rasteira no perímetro urbano, colocando imóveis, rede elétrica, pessoas e animais em risco.

rumores de que sofra com problemas psiquiátricos.Até o momento, os incêndios desencadeados não ocasionaram vítimas fatais e nem ferimentos, combatidos a tempo, antes de transporem os limites entre vegetação e edificações.

Digite na busca “Defesa Civil” e veja as reportagens mais recentes sobre incêndios na região.

Reportagem anterior:

Zona Rural de SJN: Defesa Civil e trabalhadores rurais combatem incêndio em plantação de eucalipto

Local e data: Zona Rural de São João Nepomuceno, quarta (19), turno da tarde.

FOCO DE INCÊNDIO EM PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO. TRABALHADORES DO “SÍTIO DO NICÓ” E “SITIO DO ERNANDES” TAMBÉM ATUARAM NO COMBATE ÀS CHAMAS.

Servidores da Defesa Civil de São João Nepomuceno foram acionados para o povoado de Araci, devido à uma nova ocorrência de incêndio, de grande proporção.No local, identificado como “Fazenda do Nicó”, logo após o distrito de Roça Grande, as chamas consumiam a vegetação em uma área destinada ao plantio de eucaliptos.

Com auxílio de proprietários e trabalhadores rurais, além de servidores da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, os agentes da Defesa Civil conseguiram conter a expansão das chamas e controlar o foco de incêndio, possivelmente, outro incêndio de origem criminosa.

Novas informações à qualquer momento.

Reportagem anterior: Bairro Bela Vista em chamas: Defesa Civil de Descoberto combate chamas nas proximidades de moradias

Um incêndio criminoso no bairro Bela Vista, em Descoberto, desafiou a Defesa Civil local, no começo da noite desta segunda (17/06).

De acordo com o servidor público Bruno Pereira, um foco de incêndio, com características de incêndio criminoso, foi desencadeado em um local conhecido como “pastinho”, por volta das 18h30.

As chamas avançaram na direção de moradias ( bairro populoso). A Defesa Civil de Descoberto, inclusive, recebeu ajuda voluntária de um morador, que também é servidor público, que ajudou combater as chamas.

Este morador cedeu uma mangueira, com acesso à água, com água e técnica de “abafadores”, eles conseguiram debelar o incêndio.

Como citado, as chamas avançaram na direção de residências ( bairro populoso), oferecendo perigo à rede elétrica e moradias.

“Defesa Civil somos todos nós!”

Fonte: Defesa Civil de Descoberto

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *