Cidade e RegiãoCulturaMais Notícias aqui

Definido local onde será instalado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SJN

INSTITUTO FEDERAL SERÁ IMPLANTADO EM DUAS ETAPAS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Atualizado

As instalações da atual Escola Municipal Dr. Augusto Glória, municipalizada há 15 anos, abrigarão as futuras instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus São João Nepomuceno.

A estrutura, tombada pelo Patrimônio Histórico – Cultural de São João Nepomuceno, está localizada na Praça 13 de Maio, imediações do largo da Matriz. O local, que remonta ao século XIX, também já foi sede do Fórum da Comarca de São João Nepomuceno.O anúncio foi feito na tarde desta sexta, em uma reunião entre o prefeito Ernandes José da Silva com o reitor André Diniz de Oliveira,  e assessores.

Como antecipado ontem por esta reportagem, a implantação do IF se dará em duas etapas, a primeira, no segundo semestre deste ano, com cursos rápidos e, a segunda, decorrerá ao longo do próximo ano.Veja as reportagens postadas pela emissora, descrevendo o andamento do processo, desde o anúncio do presidente Luís Inácio Lula da Silva, no começo do ano, até a reunião desta sexta.

A primeira etapa, em curto prazo, já poderia oferecer cursos de menor duração, já no segundo semestre deste ano. Na segunda etapa, o catálogo de cursos permanentes já seria colocado à disposição do município, porém, em prazo ainda indefinido.

Futuro diretor do Campus São João Nepomuceno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o professor Cleuber Raimundo da Silva tem participado de reuniões com representantes de órgãos de classe e empresariado do município de São João Nepomuceno, dando continuidade ao processo de implantação do Instituto Federal em São João Nepomuceno.

Esboçando possibilidades

Em entrevista à esta reportagem, na quinta (02), à noite, ele citou que o objetivo é iniciar cursos de menor duração no segundo semestre deste ano, com o selo de qualidade do IF, e a posterior construção do catálogo de cursos de nível técnico e superior no município.

Em reunião presidida pelo prefeito Ernandes José da Silva, o professor fez uma explanação da missão do IF no desenvolvimento dos municípios onde se instala e interagiu com representantes da indústria do vestuário, agência de desenvolvimento e comunicação no Museu Municipal de São João Nepomuceno, às 19h.

Abertura da reunião

O estudo de edificações, onde o IF poderá ser instalado, ainda não chegou a uma conclusão quanto ao local mais apropriado, contudo, a missão do Prof. Cleuber já é reconhecer as demandas e vocações do município para a definição, à médio prazo, de um catálogo de cursos atrativos e pertinentes às necessidades locais e microrregionais.

Os presentes destacaram a projeção que o município teria na região, com a possibilidade de atrair estudantes de Argirita, Bicas, Rio Novo, Rochedo de Minas e Descoberto, entre outras localidades. Cogitou- se a possibilidade de extender à microrregião esta “ouvidoria”, capaz de identificar vãos educacionais e profissionalizantes.

Nesta data, ele ouviu dos representantes de São João Nepomuceno uma listagem contendo demandas, com destaques para o setor de produção agropecuária, construção civil e indústria do vestuário.

Em resposta, ele mencionou a possibilidade da oferta de cursos ocasionais ou de curta duração em quaisquer ramos de atividade, contudo, enfatizou a necessidade de implantação de cursos fixos do catálogo oficial da instituição, que possam ser sustentáveis à longo prazos- evitando que cursos de apelo imediatista tenham alta procura nas primeiras turmas ofertadas e que sejam extintos, posteriormente, por baixa procura.

Secretária de educação comemora a evolução do processo

A secretária municipal de educação Belkis Cavalheiro Furtado comemorou o ritmo acelerado do processo, que está avançando na análise pela instituição dos locais apropriados e a identificação dos cursos mais apropriados à realidade da microrregião, demostrando satisfação por participar ativamente deste “marco” da educação no município.

Em relação à possibilidade de implantação de cursos em sintonia com o mercado local e também da região próxima, o representante da Convés Roupas Ltda, Maurício Furtado, fez, durante a explanação do futuro diretor, uma lista de propostas, compartilhada com nossa reportagem.

Automação Industrial
Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais
Técnico em Finanças
Técnico em Logística
Técnico em Marketing
Técnico em Qualidade
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Vestuário
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Design de Moda
Técnico em Design Gráfico
Técnico em Modelagem do Vestuário

O futuro diretor, todavia, pontuou da importância da iniciação dos jovens no universo da informática de alto nível, o mercado da Tecnologia da Informação, com as possibilidades da construção de softwares, implantação de automação e advento da Inteligência Artificial é promissor, pontuando que a área de administração de empresas comporta uma formação generalista e capaz de absorver uma infinidade de cursos de especialização, extensão e pós, capacitando os estudantes para uma grande variedade de setores.

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *