A série de reportagens nos “barracões” das escolas chega ao fim com a visita à Esplendor do Morro
Textos Aristides dos Santos/ imagens da visita Israel Malthik e as do histórico, Regis Torres
Para ouvir a reportagem e o samba, dê uma PAUSA no som da Rádio, no topo da página:
Reportagem anterior
Esquentando os tamborins: Esplendor do Morro escolhe o samba enredo para o Carnaval 2024
De acordo com a diretoria, 5 sambas foram inscritos na disputa pelo título de “samba enredo oficial-Carnaval 2024”. A tarefa dos jurados não foi fácil, devido ao alto nível das letras e o grande empenho dos intérpretes na apresentação das composições.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Esplendor do Morro, localizado no bairro Santa Rita, teve um sábado (14/10) movimentado.
Pela tarde, a Escola de Samba, o CRAS e a prefeitura de São João Nepomuceno realizaram a festa do Dia das Crianças, com direito a pula – pula, música e a animação do Grupo Titi Arteiras (Foto abaixo) e do grupo de capoeira. E, à noite, foi realizada a tão esperada escolha do samba enredo para o carnaval do próximo ano.
Carnaval 2024: “Da energia do frevo à vibração do samba”
Às 20h de sábado, até o começo da madrugada de domingo, a Esplendor realizou um evento na sua sede para a escolha do seu samba enredo para o próximo carnaval.
A presidente da mesa do júri, a presidente da ASES (Associação das Escolas de Samba) Régis Torres, informou à reportagem que foram inscritos 5 sambas e que o tema a ser apresentado na “Passarela do Samba” no próximo ano será “Da energia do frevo à vibração do samba”.
O evento contou com convidados, mas, também, foi aberto ao público presente (com entrada gratuita) e carnavalescos de outras agremiações.
Sagraram- se vencedores os autores Max Roger, Lara Maia e Helivelton Fonseca. O samba enredo foi defendido pelos intérpretes Max, Henry Olly, Helivelton e Matheus do Cavaco.
(Fotos: Regis Torres/ divulgação- corpo de jurados, acima e, abaixo, a proclamação do resultado e a fala do compositor Max Roger, em nome dos vencedores).
G.R.E.S Esplendor do Morro: 60 anos de história
(Foto: Regis Torres/ Divulgação Carnaval 2023)
Escola de Samba Esplendor do Morro foi inaugurada em 1963, completou em agosto deste ano 60 anos de existência.
A Escola de Samba Esplendor do Morro foi inaugurada em 1963, completou em agosto deste ano 60 anos de existência (19/08). O CNPJ foi obtido em 1976, sendo considerada de Utilidade Pública pela Lei estadual nº 6.537, de 17/12/1974, assinada pelo então governador de Minas Gerais (1971- 1975) Rondon Pacheco.
No mês em que a agremiação completou aniversário, Yuri Tavares declarou que foi creditada uma verba de R$ 96 mil, obtida através do deputado estadual Betão (PT).
Na época, o presidente da Escola de Samba declarou que a verba seria convertida em bens como móveis e eletrodomésticos para a sede, como freezers e bebedores, favorecendo a realização de eventos e os projetos sociais desenvolvidos com menores e, é claro, em novos instrumentos com a aquisição de surdos, chocalhos, tamborins, caixas malacachetas, repique e agogôs.
Ela está situada na Rua Rui Barbosa, número 08, bairro Santa Rita e pode ser contactada pelo telefone (32) 3261-1323.
A verba (R$96 mil) seria convertida em bens como móveis e eletrodomésticos para sede (…) e, é claro, em novos instrumentos com a aquisição de surdos, chocalhos, tamborins, caixas malacachetas, repique e agogôs.
E as demais Escolas de Samba?
Atualizado em 22/10:
Ontem, a Escola de Samba Esaca também apresentou ao público o seu samba enredo. E também destacamos o evento em uma reportagem, porém, a Unidos do Caxangá ainda não se pronunciou publicamente sobre seus preparativos para o Carnaval 2024.