Estudantes da Zona da Mata conquistam títulos no xadrez na edição virtual dos Jogos Escolares

Alunos de Juiz de Fora e São João Nepomuceno conquistaram medalhas de ouro na disputa do e-Jemg, realizada nos dias 29 e 30 de dezembro

Três jovens competidores da Zona da Mata iniciam 2021 como campeões de xadrez na edição virtual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Gabriel Leão, Isabella Conti e Pedro França conquistaram medalha de ouro nas respectivas categorias em disputas on-line realizadas nos dias 29 e 30 de dezembro no e-Jemg. Ao todo, participaram 343 enxadristas de 128 cidades mineiras.

No Módulo I – para atletas de 12 a 14 anos – , Gabriel Leão, que está no oitavo ano do Colégio Apogeu de Juiz de Fora, levou a melhor e conquistou seis vitórias em sete partidas para ficar com a medalha de ouro.


Gabriel Leão conquistou medalha de ouro na primeira participação — Foto: Marcus Cicarini

– Foi a minha primeira conquista do Jemg, na primeira participação. Foi um formato bem competitivo, muito boa a organização. Vou disputar o Módulo I ainda na próxima edição. É muito gratificante ver seu esforço dando frutos, este ano quero treinar mais para ver se consigo vencer o Jemg de novo – afirmou o garoto de 13 anos.

No Módulo II – para enxadristas de 15 a 17 anos –, Isabella Conti, de 17, que já representou o Brasil na Olimpíada de Xadrez, conquistou mais um título na última participação nos Jogos.


Isabella Conti adicionou mais uma medalha à coleção — Foto: Arquivo Pessoal

– Estou muito feliz com este título, foi meu último ano nos Jogos Escolares e guardarei o troféu de campeã do e-Jemg como uma eterna lembrança dos momentos inesquecíveis que tive no ambiente escolar – disse a enxadrista, que concluiu o terceiro ano no Colégio Militar de Juiz de Fora.

Pedro França da Conceição, do Colégio São João Nepomuceno, da cidade homônima, foi ao topo do pódio no masculino no Módulo II.


Pedro França (dir.) colocou São João Nepomuceno no topo do pódio em evento on-line — Foto: Arquivo Pessoal

– Estou bastante feliz com o título, jogo há muito tempo e estou na caminhada do Jemg desde o ensino médio. Ganhei duas etapas municipais, duas regionais e o sétimo lugar no último estadual. Portanto, é um motivo de muito orgulho e muita felicidade ganhar esse ouro no xadrez online. Parabéns para a organização, tudo muito bem explicado. Desde a live do dia anterior até a pontualidade no início da competição – comentou.

Conforme a organização, o e-Jemg tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil nas redes pública e privada, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. A execução é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Até março, estão previstas ainda disputas de e-sports nos games NBA 2K20 e Fifa 20.

FONTE: G1/ZONADAMATA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *