Cidade e RegiãoDatas ComemorativasNotícias

Feriado Municipal do “Dia da Consciência Negra” teve palestra sobre Anemia Falciforme no Museu Municipal

A data passou a ser Feriado Municipal em São João Nepomuceno, a partir deste ano, como efeito da Lei Municipal Nº 4.214, de 4 de janeiro de 2023.

O Movimento de Conscientização e Integração Racial (MOCIR), com o apoio da Prefeitura de São João Nepomuceno, da Fundação José Luiz Carvalho Nunes (FUNZÉ), através do Departamento Municipal de Cultura, nesta época, realiza eventos na cidade, relacionados as assuntos mencionados.

Neste dia 20, foi realizada uma palestra no Museu Municipal, às 19h, com o tema “Anemia Falciforme“, que é uma condição que atinge majoritariamente a população negra. A entrada foi franca.

O racismo ainda está longe de ser eliminado da sociedade brasileira e a desigualdade de oportunidades, inserida na incansável busca por Justiça Social, ainda são metas a serem perseguidas.

Sobre o Feriado Municipal

Este Feriado Municipal não se resume a uma pausa na pressa e na pressão diárias ; é um momento de reflexão e reconhecimento do valor da cultura afro-brasileira e sua luta pela inclusão social.

O racismo ainda está longe de ser eliminado da sociedade brasileira e a desigualdade de oportunidades, inserida na incansável busca por Justiça Social, ainda são metas a serem perseguidas. Também destacamos a intolerância religiosa com religiões de matriz afro-brasileira. Páginas não viradas.

O Feriado da Consciência Negra foi criado para que as lideranças e movimentos à frente deste “bom combate” tenham mais visibilidade. Assim como tem sido com outros temas relevantes da sociedade, destacados em Datas Especiais.

Sobre o palestrante:

Manoel de Almeida Silva é Conselheiro Licenciado da Afrobras ( Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural ) SP, Militante e Ativista do Movimento Negro, Membro e Conselheiro do Mocir ( Movimento de Conscientização e Integração Racial ) SJN, Palestrante e Estudioso da Cultura Afro-brasileira há 40 anos.

Ele é formado em administração, tem 67 anos e é natural de Bicas -MG.

Ainda sobre o “Dia da Consciência Negra:

No ano passado, relembramos que o Museu realizou uma palestra com o pesquisador, escritor e palestrante Luís Pontes sobre o “Os mistérios do Morro do Tongó e a história dos negros são-joanenses”.


Registro abaixo:

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *