Terceiro dia de espetáculos: Em cortejo, participantes do Festival Nacional de Teatro de SJN fazem emocionada homenagem à Dona York
Aristides dos Santos / Crédito das informações e imagens: Marcus Martins ( Marketing do evento) e Márcio Sabones (Decom-PMSJN
HOMENAGEM EMOCIONA PARTICIPANTES DO NEPOPÓ FEST AO CELEBRAR VIDA E LEGADO DE DONA YORK, AOS 95 ANOS
✓ Para ouvir o som dos vídeos nesse site, é necessário pausar momentaneamente o áudio da rádio (topo da página)
📻97,3 FM/ 💻www.difusorasjn.com.br
São João Nepomuceno, sábado, 21 de junho.
O terceiro dia do Nepopó Fest – Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno foi marcado por emoção, arte e uma justa homenagem. Em meio ao colorido do cortejo teatral e das apresentações gratuitas, uma celebração especial parou o público: a reverência à trajetória de dona York, professora, fundadora do Grupo da Melhor Idade de São João Nepomuceno, que aos 95 anos segue sendo um exemplo de vida e dedicação à coletividade.
No início da manhã, por volta das 10h, o centro da cidade foi invadido por alegria e cultura. Artistas de várias regiões do país tomaram as ruas num cortejo vibrante que saiu em direção ao calçadão da Rua Coronel José Dutra, atraindo olhares encantados e emocionados. Mas foi durante esse momento festivo que a memória e o legado de dona York ganharam destaque.
Conforme relatado pelo jornalista e escritor Márcio Heleno Sabones, a senhora York foi homenageada por seu papel incansável à frente do Grupo da Melhor Idade, por décadas proporcionando a centenas de idosos acesso a atividades esportivas, culturais e sociais, promovendo inclusão e alegria.
“Através do grupo, foram inúmeras as oportunidades que ela criou: viagens, bailes de carnaval, festas juninas, celebrações natalinas, além de ações solidárias como a arrecadação de alimentos e agasalhos“, destacou Sabones. Ele complementa com carinho: “Avó, bisavó, mãe, amiga, mulher admirável, à frente de seu tempo, inspiração para quem ama viver.”
Neste sábado de festival, entre os 22 espetáculos selecionados e os 87 inscritos de diversos estados, o maior espetáculo foi a vida de quem, com generosidade, moldou gerações com amor, sabedoria e compromisso com o bem-estar do próximo. Um momento que eternizou o espírito do Nepopó Fest: arte, memória e comunidade caminhando lado a lado.
#DifusoraSJN #NepopóFest #SãoJoãoNepomuceno #CulturaViva #MelhorIdade
Reportagem anterior:
NEPOPÓ 2025 PROMETE ENCANTAR COM 22 ESPETÁCULOS GRATUITOS DE OITO ESTADOS DO BRASIL
✓ Para ouvir o som dos vídeos nesse site, é necessário pausar momentaneamente o áudio da rádio (topo da página)




📻97,3 FM / 💻www.difusorasjn.com.br
São João Nepomuceno, quinta-feira, 19 de junho de 2025: A “Cidade Garbosa” se transforma na capital nacional do teatro entre os dias 19 a 22 de junho com o 17º Festival Nacional de Teatro Nepopó – Troféu Neuza e Silvania
Entre ruas, palcos e afetos, São João Nepomuceno será novamente tomada pela magia do teatro com o 17º Nepopó, evento já consagrado como Patrimônio Imaterial do Município desde 2014. A maratona teatral gratuita, que vai de quinta (19) a domingo (22), contará com 22 espetáculos nas categorias infantil, comédia, drama, teatro de rua e alternativo, vindos de oito Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba e Amazonas.
Prestigiaram o evento, o prefeito Tony Calegaro, o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Aldo Torres, registrando a presença especial do diretor, roteirista, ator e autor Wolney Fabiano, que esteve afastado dos palcos para um tratamento intensivo de saúde. Inclusive, há um vídeo no Instagram da rádio com uma rápida conversa entre ele e o radialista e Írio Henriques. VEJA AQUI

As apresentações acontecem em três tradicionais pontos culturais da cidade: Centro Cultural Prof Gabriel Procópio Loures, Salão dos Trombeteiros e o calçadão, sempre com entrada gratuita. A cerimônia de abertura oficial está marcada para a quinta-feira (19), às 18h40, no Centro Cultural, com a presença de autoridades, artistas, imprensa e população local.
O festival presta uma homenagem especial às “tias do Nepopó”, Neuza e Silvania, responsáveis por alimentar e acolher os grupos teatrais há anos. Seus nomes batizam os troféus do evento — os carinhosos Nepopitos.


O tradicional cortejo artístico, com muita cor e animação, será no sábado (21), às 10h, com saída da E.M. “Cel José Brás”, percorrendo ruas do centro com participação dos grupos e da comunidade.
O encerramento acontece no domingo (22), às 18h, no Salão dos Trombeteiros, com a aguardada premiação dos destaques do festival: melhor espetáculo, direção, elenco, figurino, maquiagem, cenário, trilha sonora, júri popular e infantil, entre outros.
Além de promover o intercâmbio cultural e valorizar o teatro brasileiro, o Nepopó fortalece laços afetivos e comunitários, como mostram as homenagens às cozinheiras que, mesmo longe dos palcos, são parte viva do festival. “Somos uma grande família”, define emocionada uma das homenageadas.
O evento é uma realização do GRUTA (Grupo de Teatro Amador), Cia de Teatro Novos Horizontes e Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.
🎭 BAIXE O PDF E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO
#DifusoraSJN #Nepopó2025 #TeatroNacional #CulturaViva #SãoJoãoNepomuceno
✓ Veja as imagens desta quinta-feira na página oficial do festival.