Folia de Reis: Tradição e encontro de gerações em Carlos Alves

ASCOM Prefeitura de São João Nepomuceno – Adultos e crianças promoveram encontro de Folia de Reis em frente Igreja de Santa Bárbara, em Carlos Alves (Fotos: Paula Itaborahy)

Reportagem em áudio com Anderson Faria, direto de Carlos Alves

Foto Anderson Faria

Um evento repleto de folclore, histórias e tradição, o 1º Encontro de Gerações da Folia de Reis no distrito de Carlos Alves promoveu momentos ímpares para os moradores da localidade, na noite do último sábado (20/11).

O evento da Programação da Semana da Consciência Negra em São João Nepomuceno trouxe uma das mais antigas tradições das cantigas mineiras com a Folia de Reis.

Para a preparação deste encontro, alunos e alunas da Escola Municipal “Otávio Gonçalves” e Pré-Escolar Municipal “Coelhinho Fujão” prepararam uma exposição com peças, roupas, máscaras, estandartes das folias de reis e seus significados.

Ainda, os estudantes foram às ruas do distrito para um cortejo, com figurinos e cantos característicos desta manifestação cultural, e próximo ao coreto da Igreja de Santa Bárbara, um encontro com o grupo de folia de adultos e idosos.

Na organização junto à Secretaria Municipal de Educação, a Fundação José Luiz Carvalho Nunes (Funzé), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representado por sua presidente, Paula Itaborahy.

Texto por ASCOM – Márcio Sabones

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com