HPS interrompe atendimento de emergência para casos eletivos

Medida temporária ocorre em função da falta de leitos no hospital; pacientes considerados não urgentes devem buscar outras unidades de saúde

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS) interrompeu, temporariamente, a partir desta quarta-feira (3), o atendimento de porta a “casos eletivos e leves”. Segundo a Secretaria de Saúde da PJF, a medida ocorre em função da total ocupação de todos os leitos do hospital. A lotação da unidade, ainda segundo a Prefeitura, se dá em razão do “represamento das cirurgias durante o período pandêmico”, e também pelo fato de o Município ser polo de atendimento macrorregional, “recebendo todo o fluxo de pacientes, inclusive por via judicial”.

Dessa forma, a orientação da Secretaria de Saúde é para que os usuários cujos quadros clínicos sejam considerados casos não urgentes busquem atendimento na unidade de saúde próxima à sua residência, sejam Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPAs, Regional Leste ou PAI. “Assim que normalizada a situação dos leitos, com transferência dos casos mais graves, o atendimento de porta será restabelecido”, afirma a PJF.

A Prefeitura ainda pontuou que a carência dos hospitais em cidades da região e de outros estados, como o Rio de Janeiro, aliados ao fechamento de unidades e UTIs neonatais e pediátricas, como as de Barbacena, também contribuem para o agravamento da situação no cenário local.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.