Imposto de Renda 2018: cerca de cinco mil contribuintes caíram na malha fina na Zona da Mata e Campo das Vertentes

Os principais motivos são omissão de rendimentos e inconsistências na declaração de despesas médicas. Veja o que fazer para consultar a situação do IR 2018.

Aproximadamente cinco mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, ano-base 2017, na Zona da Mata e Campo das Vertentes. De acordo com a Receita Federal, a quantidade corresponde a 15% do total de declarações entregues este ano.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Leonardo Couto Sobral, os contribuintes devem acessar o extrato da declaração através da internet para consultar se há necessidade de retificação.

“As pessoas que caíram na malha fina devem entrar no site e verificar as informações disponibilizadas pela Receita visando a retificação destas informações via entrega de Declaração Retificadora”, explicou.

A Delegacia da Receita Federal de Juiz de Fora conta com 150 municípios, distribuídos em sete unidades regionais localizadas nas cidades de Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, Ponte Nova, São João del Rei e Ubá.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Imposto de Renda 2018 — Foto: GloboNews/Reprodução

Veja o passo a passo do extrato do IR

O órgão informou que as declarações retidas em malha apresentam sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro. Para regularizar a situação, os contribuintes devem fazer uma declaração retificadora do Imposto de Renda e pagar os valores devidos, com juros.

No site da Receita Federal é possível consultar situação de IR 2018 — Foto: Reprodução/Receita

No site da Receita Federal é possível consultar situação de IR 2018 — Foto: Reprodução/Receita

Quando o contribuinte entende que não há inconsistências ou omissões em sua declaração do IR, pode aguardar ser chamado pelo Fisco para apresentar “documentação comprobatória”.

Calendário de restituições

6º lote: 16 de novembro

7º lote: 17 de dezembro

Consultas

As consultas sobre Imposto de Renda 2018 devem ser feitas pelo site da Receita. Há, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e situação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), diretamente nas bases de dados.

Caso o valor não seja creditado, a Receita orienta o contribuinte a procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com