Karateca sãojoanense chegou no Japão, onde participará de evento internacional
Filho de Rômulo Gomes da Rocha e Heloísa Helena da Silva Rocha, o sensei Josué da Silva Rocha ( 55 de idade) completa, este ano, 45 anos de karatê e 30 de faixa preta (5° Dan). E para comemorar, ele embarcou para o Japão na sexta-feira passada com o objetivo de participar do Mundial de Karatê em Tokio, entre os dias 13 e 15 de outubro. Ele já chegou e teve seu primeiro dia de treinamento.

Formado em Educação Física e natural de Juiz de Fora, o professor Josué Rocha adotou São João Nepomuceno, onde ele cultiva e transmite a arte desde 1995.
Ele estima que já teve, ao longo das décadas que leciona, cerca de 2 mil alunos, somados os alunos dos trabalhos sociais e das aulas em sua academia.
O gosto pelo karatê ele herdou do pai, sr. Rômulo, menino que era, ficava impressionado com os treinamentos dele. A mãe Heloísa não fez objeção, o estimulou a ter aulas e a trilhar o mesmo caminho: a prática da arte marcial, oriunda do Japão.

E Josué foi muito mais que um simples estudante, fez do karatê, dos 10 aos 55 anos de idade, o seu caminho na vida.
Enquanto ele desembarca no exterior, no começo desta semana, para ambientação e preparativos, vamos conhecer um pouco de sua história e pensamento.
Nunca desista dos seus sonhos!
Reportagem: o sensei já participou de eventos no exterior? Em caso positivo, quais foram?
R- já sim, vou listar alguns:
1999- Pan-americano em Punta Del Este(Uruguai)
2008- Mundial na Argentina
2010- Pan-americano em Punta Cana (República Dominicana)
2019- Mundial na República Tcheca
2023 – Neste ano pretendo disputar o Mundial em Tokio (Japão), entre os dias 13 e 15 de outubro.

Reportagem: Quando conseguiu a faixa preta?
R- Foi em 27 de novembro de 1993. Completo no mês que vem 30 anos da conquista da faixa preta.
Reportagem: Quais seus mestres japoneses de referência?
R- Posso citar pelo menos três: o sensei Takeuchi, o sensei Inoki e o sensei Machida.
Reportagem: quais os principais momentos na prática?
R- A prática vai além do tatame ou de um Templo. Todos os momentos da vida são importantes momentos de prática.
Nota do redator: um conceito japonês rege, na origem, os fundamentos de todas as artes marciais: o Bushidô. Trata-se, em linhas gerais, do cultivo do trabalho interior, o cultivo da honra, do esforço e da virtude diariamente, em quaisquer áreas.
Reportagem: Que filme sobre o karatê ou Bushidô recomenda?
R- Recomendo Kuro Obi (Faixa Preta), do ano de 2007.
Nota do redator: Kuro Obi é um filme japonês de artes marciais, lançado em 2007. É ambientado no Japão dos anos 1930, contendo cenas de lutas reais, com karatecas famosos nos dias de hoje e sem dublês. Enredo: Com a morte de um tradicional e renomado patriarca, dois de seus principais discípulos disputam o legado e a sucessão, um pautado pela virtude, o outro, pela ambição desmedida. Trata do uso da arte para o aperfeiçoamento pessoal ou para “praticar o mal”.
Segue o trailer:
Reportagem: Estamos cientes que desenvolve um trabalho social, um antigo sonho seu. Fale um pouco sobre isso.
R- De fato, temos o privilégio de praticar com crianças e adolescentes na escola cívico-militar do CAIC e lá já formei duas faixas pretas, a Ionara e Alexandra (15 e 16 anos, respectivamente). Elas são novas, porém , extremamente dedicadas e focadas.
Reportagem: No geral, quantos alunos estima que já teve?
R- Calculo que ao longo desses anos já foram quase 2 mil alunos, considerando trabalho social e as aulas na academia, na Galeria do Mangueira.

Reportagem: Fale sobre esse evento em outubro:
R- Pelo que estou sabendo, sou o único de Minas Gerais que irá participar do Mundial no Japão, entre s dias 13 e 15 de outubro.
Para estes eventos internacionais há muitas despesas, o apoio de patrocinadores é muito importante para mim. Em contra partida, além de incentivar o esporte local, o patrocínio também dá visibilidade à São João Nepomuceno para além das fronteiras do município. É com ajuda destes patrocínios que consigo arcar com as despesas das viagens.
Reportagem: Qual sua mensagem final?
R- Nunca desista dos seus sonhos!
Nota do redator: para aulas e apoio em eventos, basta ligar (32) 99993-5453