Falou que foi roubado por encapuzados: Polícia Militar autua adolescente por Falsa Comunicação de Crime na Zona Rural de Goianá
Reportagem Aristides dos Santos com informações e imagem do 3º Pel/136ª/ 2° BPM- RN/ Dest Goianá
Local: Fazenda HD, município de Goianá-
Hora / data: Sexta (17/01/2025), às 21h30
Durante o plantão da noite desta sexta (18/01), a Polícia Militar foi acionada (via 190) para atender uma ocorrência relacionada a um possível roubo de veículo na fazenda HD, Zona Rural de Goianá.

As equipes policiais foram deslocadas até o local do acionamento, tendo o apoio do Recobrimento e da equipe policial de Piau, enquanto as equipes de Rio Novo e Coronel Pacheco faziam o cerco e bloqueio, considerando uma eventual fuga por rodovias ou estradas vicinais…
No local, em contato com o senhor F., proprietário do veículo Ecosporte, cor prata, ele relatou aos militares que deixou o veículo estacionado na casa de um amigo para ir pescar, porém, quando retornou, o carro não estava no local.
Então, o menor C. D. C. N, 16 anos, filho de criação de seu amigo, ligou para a mãe relatando que 2 homens encapuzados, que teriam se apresentado como policiais, arrombando a residência e o ameaçado com uma barra de ferro para que entregasse a chave do veículo.
De acordo com o menor, em seguida, eles teriam levado o veículo para um rumo por ele por ele ignorado.
Diante das informações repassadas, iniciou-se um intenso rastreamento, tendo o veículo Ecosporte localizado, abandonado, em uma estrada vicinal que liga Goianá ao município de piau, ainda ligado e com as portas travadas.
Após analisar os fatos, os militares desconfiaram da história contada e fizeram contato com com o menor que, após narrar o fato, apresentou algumas contradições no seu relato e, com mais um pouco de conversa, na presença do pai de criação e de uma testemunha, ele confessou que “pegou o carro para dar uma volta” mas, durante o trajeto, ao sair do veículo para abrir uma porteira, as portas travaram e como não conseguiu entrar no automóvel, o deixou abandonado no local.
Ele ainda relatou que inventou toda a história do roubo por medo das reações de seu pai (como citado no início do relato, ele ficou com a guarda do automóvel à pedido do amigo, seu proprietário que, posteriormente, foi para pescaria).
O menor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão, autuado por por “Falsa Comunicação de Crime”, acompanhado de sua genitora.
✓ Autor: C.D.C.N. 16 anos
✓ 01 Veículo Recuperado
Equipes: RP Goianá Sgt Alessandra e Sd Cruz / RP Recobrimento Goianá Sgt, Chinelate e Cb Laura, RP Piau Sgt Correa e Cb Moraes/ RP Rio Novo Sgt Santana e Sgt Augusto/ RP Cel Pacheco Cb João Vitor e Sd Vidal
NOTA DA REDAÇÃO: ADOLESCENTE SEM LIMITES
Além de pegar o que não era dele, tampouco dos familiares, o menor fez Falsa Comunicação de Crime…
Isso é perigoso, poderia ter acusado outras pessoas por medo ou por vingança e causado um transtorno ainda maior.
Os recursos mobilizados para fazer a abordagem e o cerco se revelaram um grande desperdício de tempo, recursos, combustível e efetivo policial.