Minas Consciente já conta com adesão de 75% dos municípios mineiros


Casos positivos de CIVID-19 em São João vem crescendo assustadoramente

Durante coletiva virtual desta quinta-feira (17/9), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido, falaram sobre o desempenho apresentado pelo Minas Consciente. Até o momento, 636 municípios já aderiram ao plano. O número corresponde a 75% das cidades mineiras. 

“Nesta semana não tivemos retrocesso de ondas em nenhuma região do estado. Isso mostra que a flexibilização vem tendo um bom ritmo e que os indicadores de Saúde vêm permitindo a retomada das atividades econômicas de forma segura”, pontuou Cabido.

Carlos Eduardo Amaral destacou que um dos objetivos do plano sempre foi colaborar para a manutenção da capacidade assistencial no estado e também possibilitar uma previsão do momento em que a rede pudesse apresentar uma alta mais expressiva na ocupação de leitos. “Todos os nossos indicadores nos auxiliam a identificar se a tendência é de piora do quadro ou de desocupação, com melhorias na capacidade assistencial”, explicou o secretário.

O plano conta com três grandes grupos de indicadores: a incidência, que mostra como a doença está hoje, a capacidade de atendimento, que sinaliza como estão os dados dos hospitais, e a velocidade de avanço da doença, que permite às equipes técnicas entenderem se a covid-19 está em progressão ou em regressão.

Carlos Eduardo Amaral reforçou que, caso haja uma piora nos índices avaliados, a secretaria vai sinalizar a necessidade de regressão nas ondas do plano, para que cada região seja orientada quanto ao caminho mais indicado a seguir.

A cidade de São João Nepomuceno pertence a macrorregião que está na Onda Amarela. Mas há uma grande preocupação do Prefeito Ernandes quanto as aglomerações que vem acontecendo, principalmente nos fins de semana e ao grande número de pessoas positivadas com a COVIC-19.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele demonstrou grande preocupação com o número crescente de infectados e pediu que a população seja consciente, usando máscara, álcool e que também evitem as aglomerações.

Até as 15:00 desta quinta-feira, 17 de setembro de 2020, São João Nepomuceno já tem 93 casos positivos com 36 pessoas em isolamento (tratamento).

BOLETIM DIÁRIO COVID-19 – SÃO JOÃO NEPOMUCENO MG Dia 17 de setembro de 2020 – 15h
POSITIVOS   93   Pacientes que testaram positivo para a COVID-19   36 EM ISOLAMENTO (tratamento) 55 CURADOS (liberados) 02 ÓBITOS _____________________ 93 TOTAL
INVESTIGADOS 01 Pacientes aguardando resultado para COVID-19   01 SJN 00 Outras cidades atendimento em SJN
DESCARTADOS 493 Pacientes que testaram negativo para COVID-19
MONITORADOS (sintomas gripais) 605 Pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para a coleta do teste para COVID-19.     32 casos sendo acompanhados; 573 acompanhamentos encerrados (não tiveram evolução no quadro)
ÓBITO SUSPEITO DESCARTADO 04 Paciente fez teste para COVID-19 e faleceu depois da coleta. Testou negativo para coronavírus.  
TOTAL   1.196   Total de casos avaliados desde 16/3/2020
Por redação e Agência Minas

Emerson de Paula

Nascido em Astolfo Dutra, Emerson de Paula é comunicador há mais de 30 anos na Zona da Mata de Minas Gerais. Hoje atua como repórter e locutor na Rádio Difusora FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com