Mínima de -2 °C pode ser registrada na última semana de julho da Zona na Mata e Vertentes; veja previsão

Atuação de uma massa de ar frio vai causar uma anomalia climática nas regiões; há expectativas de chuvas em Muriaé, Leopoldina e São João Del Rei.

Quinta-feira (29) deve ser nublada e fria em Juiz de Fora — Foto: Fellype Alberto/G1
Quinta-feira (29) deve ser nublada e fria em Juiz de Fora — Foto: Fellype Alberto/G1

Temperaturas negativas e chuvas devem ser registradas nas cidades da Zona da Mata e no Campo das Vertentes, durante esta semana. Conforme o geógrafo William Borges, com a passagem de uma frente fria na tarde de quarta-feira (28), as mínimas podem chegar até – 2 °C.

“Será uma anomalia climática. No mês de julho, a média das temperaturas registradas nas regiões é de 16 ° C e a máxima não passa dos 22 ° C. Por isso, a previsão é anormal”, explicou.

Apesar da discrepância em relação aos outros anos, Borges apontou que o fenômeno não deve ser muito diferente daquele que os moradores vivenciaram no dia 1° de julho, quando a sensação térmica foi de – 4 °C.

“É cedo para afirmar, precisamos ver com que força a frente fria vai chegar, mas é possível bater um novo recorde de temperaturas e que as cidades da Zona da Mata e no Campo das Vertentes tenham o dia mais frio do ano”, indicou o geógrafo.”

O especialista também alertou que, antes da chegada da frente fria, a população deve vivenciar um superaquecimento. Por isso, máximas também anormais devem ser registradas. Na quarta-feira, por exemplo, é esperado que os termômetros registrem temperaturas de 32 ° C.

Já a umidade do ar na região, que apresentou aumento significativo no último fim de semana, deve voltar a cair. Conforme Borges, a taxa deve variar entre 25% e 85% e a queda será resultado da massa de ar seco que chegará após a passagem da frente fria.

Por isso, a Zona da Mata e no Campo das Vertentes volta a ficar em estado de alerta, com valores de umidade abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que aponta como ideal taxas entre 60% e 80%.

Quanto às chuvas, segundo o Climatempo, elas devem ser registradas em algumas cidades das regiões na quinta-feira (29), são elas: Muriaé, Leopoldina e São João Del Rei.

Confira a previsão do tempo nas principais cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Juiz de Fora4 ºC26 ºC
Viçosa11 ºC29 ºC
Muriaé14 ºC32 ºC
Leopoldina11 ºC30 ºC
Barbacena1 ºC24 ºC
São João del Rei8 ºC28 ºC

Fonte: G1 Zona da Mata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com