Noite de homenagens da Câmara de Vereadores de São João Nepomuceno

Na última sexta-feira, dia 30 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores de São João Nepomuceno, promoveu uma Solenidade de entrega da Comenda “Mérito Legislativo” às pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao nosso Município. Os homenageados foram indicados pelos vereadores da comarca.

O evento aconteceu no Museu Municipal, na Praça Barão de Rio Branco, e contou com a presença de diversas autoridades de todos os setores de São João e da região, além de contar com a presença e apresentação do Coral “Divina Misericórdia”.

Os homenageados foram:

O deputado RENZO DO AMARAL BRAZ é natural de Muriaé.  É formado em Administração de Empresas, pela Universidade Iguaçu (Unig), e pós-graduado em Gerência de Custos Logísticos, pelo Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da “Rodoviário Líder”, a empresa mais antiga do Grupo Líder e uma das maiores transportadoras rodoviária de cargas do Brasil.  Lançou-se candidato ao seu primeiro cargo público em 2010, para concorrer a uma das 53 vagas por Minas Gerais, para a Câmara dos Deputados, sendo eleito com mais de 102 mil votos.  Durante seu primeiro mandato (2011 a 2014), foi vice-líder do PP na Câmara dos Deputados. No parlamento, defende importantes bandeiras, como a revisão do Sistema Único de Saúde, as reformas política e tributária, e a diminuição da maioridade penal. Em 2013, RENZO BRAZ foi eleito o melhor deputado federal mineiro, segundo votação popular, realizada durante o Prêmio Congresso em Foco.  Em 2014, segundo pesquisa intitulada “Político 2.0”, divulgada pela Revista Época, foi considerado o deputado mais influente de Minas Gerais no mundo digital. No mesmo ano, em um ranking divulgado pela Revista Veja, aparece como o 43º (quadragésimo terceiro) melhor parlamentar, entre os 513 deputados federais. Atualmente, RENZO está em seu segundo mandato.

O deputado ANTÔNIO JORGE DE SOUZA MARQUES é médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Psiquiatria pelo Instituto Raul Soares, de Belo Horizonte, e especialização em Gestão de Sistema de Saúde pela Fiocruz.  Servidor público com quase 30 anos de carreira, foi coordenador regional e municipal de Saúde Mental; consultor do Ministério da Saúde; assessor da Secretaria de Estado de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS).  Essa trajetória inclui a prática docente como professor de MBA em Saúde da Fundação Getúlio Vargas e em Organização de Sistemas de Saúde da Unipac.  ANTÔNIO JORGE foi secretário municipal de Saúde de Juiz de Fora e secretário executivo da Agência de Cooperação Intermunicipal de Saúde Pé da Serra (Acispes).  O forte vínculo com a saúde de Juiz de Fora e região o levou à Câmara Municipal em 2001, sendo reeleito vereador em 2004.  A partir de 2007, seu trabalho estende-se a todo o Estado, onde exerceu as funções de subsecretário de Políticas e Ações de Saúde e secretário adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais.  De 2010 a janeiro de 2014, ANTÔNIO JORGE ocupou o mais alto cargo da saúde pública estadual, o de secretário de Estado de Saúde.  Neste período, esteve diretamente envolvido na formulação dos principais programas estruturadores da saúde, como as Redes Viva Vida; Mais Vida; Urgência e Emergência; o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets); o Pro-Hosp; Mães de Minas, entre várias outras iniciativas exitosas. Em 2014, concorrendo a uma vaga a deputado estadual pelo PPS, é eleito com expressiva votação, ocupando hoje uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

ANTÔNIO BRAZ ALVES COELHO nasceu em São João Nepomuceno. Dedicou grande parte de sua trajetória à vida pública, sendo reconhecido pelo belo trabalho desenvolvido em prol de nossa comunidade, notadamente pela atenção à população mais carente.  Exerceu a vereança na Câmara Municipal de São João Nepomuceno por seis legislaturas consecutivas. Seu nome figura na galeria de ex-presidentes do Legislativo Municipal, cargo que ocupou por seis sessões legislativas, sendo o parlamentar que mais vezes conduziu os trabalhos da Casa. Na gestão de ANTÔNIO BRAZ, o Poder Legislativo deu um importante passo. Sob a sua presidência, a Câmara Municipal adquiriu o terreno e iniciou as obras do que hoje é a sua sede própria, o que proporcionou a esta Casa melhores condições de trabalho para a produção legislativa. Contando com melhores instalações, também foi possível que o legislativo ampliasse sua atividade para melhor atendimento dos munícipes.

Natural de Juiz de Fora, DR. CARLOS ALBERTO DOS SANTOS formou-se em Medicina, no ano de 1972, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Santa Terezinha, em Juiz de Fora. Iniciou seu trabalho como médico em 1973, no Município de Descoberto. Um ano depois, mudou-se para São João Nepomuceno. Além dos atendimentos feitos em consultório particular, trabalhou no antigo INPS e no Hospital São João, onde também exerceu a função de provedor entre os anos de 1997 e 2000. Exerceu a vereança na Câmara Municipal de São João Nepomuceno por seis legislaturas, sendo, em três oportunidades, presidente da Mesa Diretora. É autor de várias leis que beneficiaram a população são-joanense, dentre elas a que criou o Procon em nosso Município, e a que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Próstata. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, DR. SANTOS foi homenageado com as seguintes condecorações: Cidadão Honorário da cidade de Descoberto e de São João Nepomuceno;  Medalha de Honra à ética, concedida pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais;  e Medalha Santos Dumont, outorgada pelo Governo de Minas.

CARLOS ROBERTO DA SILVEIRA COSTA nasceu em Juiz de Fora. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ingressou na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais em 1990, sendo nomeado delegado de Polícia em 25 de setembro daquele ano. Atuou nas delegacias de Olaria; de Guarará, época em que também compunha uma das equipes de plantão da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora; e de Bicas. DR. CARLOS ainda prestou seus serviços em São João Nepomuceno, onde também foi delegado de Assuntos Correcionais da então 29ª (vigésima nona) Delegacia Seccional de São João Nepomuceno; diretor da cadeia pública; delegado de trânsito; coordenador da Comissão Examinadora Permanente e presidente da 1ª Comissão Processante Permanente de Trânsito daquela Delegacia Seccional. Atualmente, DR. CARLOS ROBERTO DA SILVEIRA COSTA é o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, sendo responsável pelas delegacias regionais de Leopoldina, Ubá, Muriaé, além de Juiz de Fora, totalizando 86 municípios. Por sua destacada atuação em prol da segurança pública, DR. CARLOS foi homenageado pela Câmara Municipal de São João Nepomuceno com Moção de Aplausos e, recentemente, durante as comemorações dos 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, foi agraciado com o Diploma de Colaborador Benemérito.

A são-joanense ENEIDA KNOP HENRIQUES DA SILVA é licenciada em Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pós-graduada em Psicopedagogia pela “Faculdades Integradas de Jacarepaguá”. Em 2017, ENEIDA KNOP completa 40 anos dedicados à Educação, muitos deles voltados para a alfabetização infantil, transformando, assim, vidas com ensinamento e sabedoria. Iniciou sua vida profissional na zona rural, nas escolinhas das fazendas Lima Géo e Machados.  E ao longo de sua trajetória profissional, lecionou na Escola Estadual Dr. Francisco Zágari, no distrito de Taruaçu; na Escola Ubi Barroso Silva;  na Escola Estadual Dona Judite de Mendonça; na Escola Coronel José Brás e na Escola Municipal Dr. Augusto Glória, onde exerceu o cargo de vice-diretora, entre 2014 e junho de 2015. ENEIDA é aposentada como servidora do Estado e continua exercendo a docência na rede pública municipal. Atualmente é professora eventual na Escola Municipal Três Marias (CAIC), atendendo alunos do 1º ao 5º ano.

HELENA MARIA NETO DE BARROSO nasceu em São João Nepomuceno.  É formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior (CES). Também é graduada em Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Exerce a função de educadora há mais de 40 anos. Ao longo de sua carreira docente, lecionou em escolas de Belo Horizonte (Escola Estadual Sarah Kubstcheck) e em Juiz de Fora (Escola Estadual Mariano Procópio). Em São João Nepomuceno, foi professora no antigo Mobral, bem como na Escola Estadual de São João Nepomuceno, hoje Escola Municipal Ubi Barroso Silva. Também lecionou no CAIC e nas Escolas Estaduais Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente) e Osvaldo Cruz. Atualmente é professora na Escola Municipal Coronel José Brás. Além da docência, exerceu, na educação, as funções de diretora, vice-diretora, secretária, bibliotecária e supervisora.

MILTON SALGADO FILHO é natural de Bicas. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São João Nepomuceno. É funcionário público municipal concursado, tendo sido admitido como engenheiro da Prefeitura de São João Nepomuceno no ano de 1997. Participou, voluntariamente, da elaboração de diversos tipos de projetos sociais em nossa cidade, dentre eles na Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Asfecer), na ampliação do Lar Ambrosina de Matos, casas populares para famílias carentes e templos religiosos. Trabalhou na elaboração do projeto estrutural do Shopping Aliança, que está sendo construído em São João Nepomuceno, e também em vários outros prédios da cidade. Por suas contribuições ao Município, em 1995, foi homenageado pelo Legislativo com o Título de Cidadão Sãojoanense e, em 2008, com o Diploma de Honra ao Mérito.

O 3° sargento PM VICENTE DE PAULA DOMINGOS é natural de São João Nepomuceno. Ingressou nos quadros da Polícia Militar de Minas Gerais há 26 anos, após aprovação no Curso de Formação de Soldado, realizado durante nove meses no 21º Batalhão de Ubá. Como soldado da PM, foi designado para prestar seus serviços no Município de São Geraldo, onde permaneceu por um ano. Posteriormente foi transferido para a cidade de Viçosa e, logo em seguida, para São Miguel do Anta. Em 1994, o policial militar retornou para sua cidade natal, onde está a serviço de sua comunidade até os dias atuais, zelando pela segurança dos munícipes. Seis anos após o ingresso na Polícia Militar, VICENTE DE PAULA DOMINGOS participou do Curso de Formação de Cabo, realizado no Batalhão de Ubá; e em 2011, do Curso Especial de Formação de Sargentos, ministrado no 2º Batalhão de Juiz de Fora, ao final do qual recebeu a divisa da graduação de 3º Sargento PM. Pelo desempenho de suas funções em defesa da ordem e da segurança pública no seio da sociedade, o sargento VICENTE foi homenageado pelo comando da 4ª Região da Polícia Militar.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

One thought on “Noite de homenagens da Câmara de Vereadores de São João Nepomuceno

  • 4 de julho de 2017 em 15:02
    Permalink

    parabéns a todos , principalmente ao amigo sargento Vicente

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com