Pesquisa mostra que seis em cada dez alunos querem voltar a estudar

Estudo da ABMES/Educa Insights também revela que jovens universitários têm interesse em cursos de modelo híbrido

A pesquisa Observatório da Educação Superior – 5ª edição: Perspectivas para 2022, realizada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) em parceria com a Educa Insights, mostra que seis em cada dez alunos pretendem voltar a estudar no próximo ano. O estudo, divulgado nesta terça-feira (23), também identificou que os universitários têm interesse no modelo híbrido, com parte das aulas presenciais e parte de forma remota.

Segundo dados do estudo, 63% declararam que desejam começar a graduação no início de 2022. O índice é 25 pontos percentuais maior que o registrado em novembro do ano passado, quando apenas 38% tinham a intenção de se matricular no semestre seguinte.

Entre os entrevistados que escolhem cursos na modalidade a distância, 67% querem
começar imediatamente e 13% na metade de 2022. Quando a preferência é por um curso
presencial, 63% devem ingressar no próximo semestre e 14% no segundo semestre de
2022.

Quanto à modalidade, para os alunos que responderam à pesquisa,  45% da carga horária dos cursos deveria ser dedicada às aulas presenciais tradicionais. O restante poderia ser distribuído entre aulas remotas (16%), conteúdos digitais (16%) ou mesmo trabalhos práticos (23%). Na realidade, os estudantes preferem o ensino híbrido, que combina as aulas presenciais com o ensino remoto.

O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de novembro, via internet. Foram consultados 1.043 homens e mulheres considerados potenciais alunos de cursos presenciais e a distância em instituições particulares de ensino superior, em todas as regiões brasileiras.

Por R7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com