Pism II 2021 da UFJF é neste fim de semana em Juiz de Fora; veja linhas de ônibus e dicas para os dias de prova

Os ônibus que circularão pela universidade terão horário especial no sábado (26) e no domingo (27). Este ano são 12 mil candidatos que realizarão os testes em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Será realizado a partir de sábado (26) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a edição 2021 do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

A instituição divulgou uma lista de orientações para que os candidatos compareçam aos locais de prova no sábado (26) e domingo (27) bem informados sobre o processo e também conscientes sobre os serviços disponíveis.

Foram veiculadas respostas para dúvidas mais frequentes dos estudantes, além de informações sobre as forma de combate ao coronavírus.

Nesta edição de 2021, cerca de 12 mil estudantes vão realizar as provas em unidades em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Confira também as informações divulgadas pela Prefeitura de Juiz de Fora sobre a ampliação do número de linhas de transporte público que serão disponibilizadas nos dias de vestibular.

Documentos

Os candidatos devem apresentar algum documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Não serão aceitos documentos digitais, cópias autenticadas, carteirinhas de estudante, de clubes ou qualquer outra documentação que não esteja citada no edital.

Além disso, a UFJF alerta que o documento apresentado precisa ficar disponível para verificação durante todo o período da prova.

Horários

Os portões da UFJF serão fechados às 13h em ponto, e a coordenação do Pism ressaltou que não serão tolerados atrasos.

A orientação é que os estudantes cheguem ao local com, ao menos, meia hora de antecedência para conhecer o local e evitar imprevistos e aglomerações.

O participante que não comparecer nos dias, horários e locais apresentados no comprovante definitivo terá a inscrição cancelada. Não haverá aplicação de segunda chamada das provas do Pism.

Já após o começo da prova, o estudante precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos.

A UFJF reforçou que não haverá prorrogação do tempo de prova por conta do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico.

Levar x não levar

Itens permitidos sobre a mesa de prova:

  • Documento de identificação;
  • Caneta azul ou preta, de corpo transparente;
  • Álcool em gel transparente e sem rótulo;
  • Régua transparente;
  • Alimentos;
  • Líquidos em garrafa transparente e sem rótulo;
  • Medicamentos.

O estudante deve levar o próprio material. É permitido levar o aparelho celular ou outros equipamentos eletrônicos, desde que os mesmos sejam desligados e colocados em uma bolsa, fornecida pelo fiscal, durante a prova.

Itens proibidos:

  • Óculos escuros e artigos de chapelaria;
  • Lápis, lapiseira e borracha;
  • Livros, manuais, material impresso ou anotações;
  • Calculadoras e demais dispositivos eletrônicos, como tablets, pen-drives, gravadores e relógios;
  • Armas de qualquer espécie.

Além disso, candidatos que possuam o cabelo comprido devem mantê-lo preso durante toda a duração da prova, deixando os ouvidos a mostra.

Folha de respostas

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção das provas. Não haverá substituição em caso de erros.

Por isso, a UFJF ressaltou a importância da atenção no momento de transferência das respostas para o papel.

A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

Cuidados com a Covid-19

Uso obrigatório de máscaras

A entrada no local de prova só será permitida caso o candidato esteja utilizando máscara, cobrindo o nariz e a boca. As máscaras precisam ser cirúrgicas, de tecido (com pelo menos duas camadas) ou outras de qualidade superior.

Não serão aceitas máscaras de crochê, tricô ou transparentes. A UFJF não fornece o equipamento aos candidatos, e recomenda que seja levada uma máscara extra para troca a cada três horas.

A medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Aqueles que se recusarem, injustificadamente, a respeitar os protocolos serão eliminados do exame.

Ingestão de alimentos

Para prevenir a proliferação do coronavírus, nesta edição do processo seletivo os candidatos terão que consumir os alimentos que desejarem em um local fora da sala de prova, acompanhados de um fiscal.

Além disso, não será permitido o uso de bebedouros no local, por isso o estudante deverá levar a própria garrafa d’água.

Higienização

A UFJF afirmou que todos os locais de prova serão devidamente higienizados, conforme os Protocolos de Biossegurança da instituição e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao entrar nas salas de aplicação de prova, o candidato deverá fazer uso do álcool em gel e não será permitida a presença de acompanhantes nas proximidades dos locais de exame, evitando a aglomeração de pessoas.

Como chegar ao campus da UFJF?

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) de Juiz de Fora, neste sábado e domingo, as linhas Universidade (545 e 555) terão horários especiais, com saída do Centro e do campus da UFJF para atender aos candidatos.

Confira as mudanças:

UFJF (545)

  • Saídas do Centro, da Avenida Getúlio Vargas: 10h, 10h20, 10h40, 11h, 11h20, 11h40, 12h e 12h20;
  • Saídas da UFJF: 16h e 17h.

A UFJF explicou que a linha 545 dá acesso ao portão Sul, cuja entrada é pela Avenida Itamar Franco, e tem o primeiro ponto próximo à sede do Corpo de Bombeiros. A segunda parada é em frente às faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem (setor H).

O ponto seguinte é em frente à Faculdade de Direito, localizada junto às faculdades de Serviço Social, Administração e Educação (setor K).

Seguindo o caminho e contornando o anel viário, os ônibus param um pouco à frente da Faculdade de Letras (setor B).

A próxima parada é no Instituto de Ciências Biológicas (setor C), seguido pelo ponto de desembarque dos candidatos que farão a prova no Instituto de Ciências Exatas (setor D).

UFJF (555)

  • Saídas do Centro, da Rua Benjamin Constant, 790: 10h, 10h20, 10h40, 11h, 11h20, 11h40, 12h e 12h20;
  • Saídas da UFJF: 16h e 17h.

A linha 55 entra pelo portão Norte, no bairro São Pedro, e tem seu primeiro ponto próximo à Faculdade de Letras (setor B).

Depois, sobem para os setores C, D e E. Na descida, eles param na Faculdade de Educação Física (setor G), contornam o Anel Viário e se dirigem ao setor H. O ponto final é no setor K, em frente à Faculdade de Direito.

Clique aqui e confira o itinerário completo das linhas, e aqui para ver o mapa da universidade.

Os candidatos que realizarão a prova na faculdade de Medicina, localizada no Bairro Dom Bosco, devem optar pelas linhas 510 (Dom Bosco), 511 e 512 (Dom Bosco/ Borboleta), 515 (Dom Orione) e 539 (Santos Dumont).

Já os moradores de Matias Barbosa que forem fazer o Pism II em Juiz de Fora vão contar com um transporte disponibilizado pela Prefeitura para chegar aos locais de prova.

Nos dias do vestibular, uma equipe com cerca de 100 integrantes da UFJF estará disponível nos locais de prova para ajudar os estudantes.

A equipe de receptivo estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com