Polícia Militar e representantes da organização do Carnaval 2024 fazem balanço da festividade
Os responsáveis pelo Departamento de Cultura, Aldo Torres, pelo Departamento de Turismo, Juninho Detoni, e o comandante da 136 Cia PM, Capitão Vernay, estiveram na emissora para um balanço das festividades.
Reportagem para o site e fotos Aristides dos Santos / entrevista no estúdio da Rádio Emerson de Paula e Israel Malthik
Resumo da entrevista:
De acordo com o capitão, na área da Cia foram 68 eventos cadastrados. Foram empregados, em toda área,143 policiais militares, distribuídos conforme as demandas da programação e eventualidades.
Na segunda – feira de carnaval, o helicóptero Pegasus foi empregado no policiamento aéreo, aumentando o sentimento de segurança, no clímax do evento.
De acordo com o capitão, não houve nenhum crime violento, havendo ainda uma redução de 72,73% em furtos e de 71,43% em lesões corporais ( em toda área).
Durante o período carnavalesco, em São João Nepomuceno houve apenas 01 ocorrência de furto, 01 ocorrência de lesão corporal e outra de agressão. Apenas uma em desfiles (Bloco Quatro Gerações) e outra envolvendo uma violência sofrida por um menor, sem relação direta com o carnaval. Apesar da grande multidão nos desfiles e shows, não houve ocorrência de assédio sexual.
Em toda área da 136 Cia PM foram 03 ocorrências de furtos e 04 ocorrências de lesões.
De acordo com o capitão, houve uma redução de 72,73% em crimes violentos e de 71,43% em lesões corporais. Sobre a criminalidade, ele ressaltou o baixo índice de criminalidade ao longo dos cinco dias destinados à folia.
Aldo Torres mencionou o trabalho complementar de uma empresa de segurança, que atuou com bastante profissionalismo, além das situações dos brigadistas e voluntários da Defesa Civil. Foram 25 seguranças, 9 brigadistas (o dobro durante o desfile do Bloco do Barril), 15 membros da Defesa Civil e 20 integrantes da equipe de Staff.
Em relação ao ponto máximo do volume de foliões no carnaval de São João Nepomuceno, de acordo com Juninho Detoni, avaliação de 3 a 4 pessoas/ m² na saída do Bloco do Barril, estimando um volume de 18 a 20 mil foliões no tradicional Bloco do Barril.
Ele mencionou que o estado de Minas Gerais recebeu 12 milhões de turistas e destacou uma redução de 38% em ocorrências de importunação sexual no estado.
Os representantes da comissão enfatizaram o apoio dado às 4 escolas de samba e 12 blocos de São João Nepomuceno e às programações dos 4 distritos do município.
Juninho, Aldo e capitão lamentaram a criação e propagação de Fake News com o propósito de espalhar informações desencontradas sobre episódios da região, seja no período carnavalesco ou na rotina. Aldo sustentou que a proibição da dispersão do Bloco Quatro Gerações na Passarela do Samba de deu pelo atraso na evolução do desfile do bloco, atrasado pela chuva em 1 hora.
O capitão Vernay agradeceu todo efetivo empregado pela dedicação e empenho, creditando a cada policial os méritos pelo excelente resultado alcançado pelo policiamento. O agradecimento foi direcionado aos comandos da 4ª RPM, do 2º BPM, da 4ª Cia PM Ind PE e da 28ª Cia PM.