Previsão do tempo: dias seguem chuvosos até a próxima quarta-feira nas cidades da Zona da Mata e Vertentes

Temperaturas nas regiões variam entre 15ºC e 27ºC; veja a previsão para a sua cidade.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes será de céu encoberto com pancadas de chuva fortes a qualquer hora, entre segunda (10) a quarta-feira (12).

Na Zona da Mata, as temperaturas variam entre 16ºC e 27ºC, enquanto no Campo das Vertentes, os termômetros devem marcar entre 15ºC e 26ºC.

O Inmet, no último domingo (9), publicou um aviso meteorológico de perigo para chuvas intensas, nas regiões.

Este alerta está mantido até terça-feira, às 10h. Há possibilidade de o mesmo ainda ser prorrogado durante a semana.

Previsão para a semana

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, céu encoberto com pancadas de chuva forte. O alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é que abrigo não seja procurado debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

É importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de dúvidas ou de urgência, a Defesa Civil está disponível no número 199 e o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

De acordo com a engenheira ambiental e climatologista, a Alcione Wagner, está prevista a ocorrência de chuvas intensas com acumulados acima de 50mm para o início desta semana.

A partir de quarta-feira (13), de forma gradativa, ocorrerá a redução do volume de chuvas até o final de semana com o retorno do sol e aumento das temperaturas que ficam, em média, entre 18° a 28°.

Para as regiões, é previsto o acumulado de chuva ultrapassar 250mm em diversos municípios.

Com as temperaturas em média entre 26° e 27°, a máxima, a umidade relativa do ar deve ficar em 100% pela manhã e 80% pela tarde. As regiões ainda sofrem influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Confira a previsão do tempo, em média, em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Juiz de Fora16 ºC26 ºC
Viçosa20 ºC26 ºC
Muriaé19 ºC30 ºC
Leopoldina21 ºC30 ºC
Barbacena17 ºC24 ºC
São João del Rei17 ºC25 ºC

Fonte: Inmet

Dia a dia:

  • Segunda-feira (10): Chuvoso durante o dia e à noite. Temperaturas entre 20ºC e 24ºC;
  • Terça-feira (11): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 21ºC e 27ºC;
  • Quarta-feira (12): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Temperaturas entre 22ºC e 29ºC;
  • Quinta-feira (13): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 21ºC e 32ºC
  • Sexta-feira (14): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Temperaturas entre 22ºC e 33ºC

Fonte: Climatempo

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com