Proerd: 80 estudantes das escolas cívico – militares participam da formatura em São João Nepomuceno
O objetivo é ensinar crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis, resistindo ao uso de drogas e à violência. As aulas do PROERD abordam temas como autoestima, controle das tensões, maneiras de lidar com a pressão dos colegas e habilidades sociais.
Reportagem Aristides dos Santos com base em informações e imagens cedidas pela organização do evento à título de “divulgação”.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) é uma iniciativa preventiva e educativa. Inspirado no modelo do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), o PROERD é implementado por policiais militares treinados que ministram aulas em escolas, com foco na infância e adolescência.
Além das atividades escolares, o programa também busca envolver as famílias e a comunidade no esforço de prevenção.
FORMATURA DO CURSO PROERD EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO
Com Sgt Gabriel
Local e data: Centro Cultural Professor Gabriel Procópio Loures, Rua Governador Valadares, Centro, São João Nepomuceno, segunda, 19h.
Sobre o evento:
Na noite de 24 de junho de 2024, em Sao Joao Nepomuceno , foi realizada a solenidade de formatura de 80 alunos do PROERD, conduzido em nosso município pelo Instrutor 2° Sgt PM Gabriel , que cursam o 5° ano da Escola Municipal Cívico Militar Dr. Péricles de Mendonça e da Escola Municipal Cívico Militar Três Marias.
De acordo com o Sgt Gabriel “o evento contou com a presença do Sr. Cap. Ruanlemberg – Comandante da 136ª Cia PM, 1⁰ Ten PM Victor Couto, Cmt 1º Pel / 136 Cia PM-SJN, Diretores das Escolas Municipais , Sr Carlos Rogério Souza Venâncio, Sra Ariana Moreira, Sra. Fernanda Maria de Oliveira, Vice -Diretor, Sr Francisco Reginaldo do Nascimento, Instrutor Cívico Militar, Sr KLeber Ramiro, representando Prefeito de SJN, Sr Walter e Equipe do Consep coordenada pelo Sr Renato Eloi, outras autoridades locais.”
( Nota do site: Os representantes da comunidade escolar ressaltaram a esta reportagem a importância das equipes de instrutores Daniel Augusto, Rubinez Aucara e Marcos Basílio, em âmbito municipal).
O Centro Cultural registrou um grande público formado por estudantes (crianças e adolescentes), professores e serventuários das escolas destas e outras escolas municipais, pais e responsáveis.
A equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º BPM, formada pelo 2º Sgt Gabriel (São João Nepomuceno), 3⁰ Sgt Jorge Bazaga (Juiz de Fora) e Cb Heloísa (Rio Novo), também se destacaram na atividade, juntamente com o “Leão Dare” ( interpretado pelo Cb Fidelis, ex- instrutor do programa), que entusiasmaram o público infantil e fizeram render muitos aplausos e elogios da comunidade.
Ainda foram agraciados com prêmios 08 alunos que se destacaram na redação e nas atividades durante curso.
De acordo com o Comandante da – 136 Cia, Cap. Ruamlambarg ( foto abaixo) “[…] o PROERD é um dos maiores programas de prevenção às drogas no mundo. Consiste no esforço cooperativo do trinômio, Polícia Militar, Escola e Família, que forja os estudantes para viver socialmente de maneira saudável e preparados para dizer não à oferta de drogas”.
Equipe:
136ª Cia: Cap Ruanlamberg
1ºPel/136ªCia: 1º Ten Victor Couto,
Proerd: 2° Sgt Gabriel (São João Nepomuceno), 3°Sgt Jorge Bazaga (Juiz de Fora) e Cb Heloísa (Rio Novo).
Fonte:1ºPel/136ª Cia PM- SJN