Projeto Horto Jovem faz brotar esperança em jovens de São João Nepomuceno

Horto Jovem

Com união de esforços, muita boa vontade e amor pelo trabalho, o projeto Horto Jovem ultrapassa os objetivos de ensinar a trabalhar com plantas e aprender sobre o meio ambiente e incorpora características terapêuticas entre os jovens participantes.

O Instituto Estadual de Florestas – IEF em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Agricultura Meio Ambiente e Turismo (SAMATUR) e Desenvolvimento Urbano de São João Nepomuceno e a Associação Bem Estar do Menor (ABEM) realizam no viveiro do IEF, o Horto Jovem. 

Os 33 alunos são estudantes de escolas públicas do município, muitos em situação de vulnerabilidade social. Duas turmas, se alternam duas vezes por semana.

No viveiro aprendem sobre as plantas, nomenclaturas, plantio, sombreamento, entre outras informações técnicas, além de educação ambiental.

Esses alunos são oriundos de um projeto maior da Prefeitura, o “Ação Jovem”, que tem objetivo de dar formação profissionalizante aos jovens para posteriormente encaminhá-los ao mercado de trabalho.

Horto Jovem

Caetano Gomes, 14 anos, participa da turma de 2021 e para ele “o projeto é ótimo, os professores são muito pacientes e tem ajudado muito a conhecer melhor a natureza e a preservá-la.”

Caetano ressaltou também o trabalho que fazem aplicando o que aprendem no viveiro, os alunos do Horto Jovem ajudam na manutenção de alguns espaços públicos e isso aumenta, segundo os próprios alunos, o desejo de preservação desses espaços.

“Estamos na segunda turma, a primeira foi por período mais curto, de setembro a dezembro de 2020 e agora iniciamos em janeiro e vamos até o final do ano com essa turma. A evolução é impressionante, em pouco tempo os jovens já sabem os nomes das espécies, se plantam com sementes ou mudas, cuidam do trabalho externo com carinho, é uma satisfação”, afirma um dos instrutores que acompanha os alunos, Yuri Tavares.

Para o assessor da secretaria de Agricultura, Helvécio R. Pereira Filho, “o Horto Jovem é uma excelente ação de educação ambiental e de interação entre as instituições para realização de ações na área de meio ambiente”.

Horto Jovem

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Marcilene Bul-la de Jesus Girardi, destacou a importância do trabalho com o meio ambiente. “O projeto desperta nos alunos a consciência ambiental, o cuidado com o espaço público que é de todos, e que é deles, além de preencher o tempo com uma atividade que gera aprendizado e socialização, em um espaço amplo. Em tempos de pandemia, tem sido uma excelente atividade, seguindo todos os protocolos de segurança”.

E quando mais quer aprender, o jovem melhora? Em um depoimento emocionante, a Sra. Araceli Gomes, mão do Caetano, aluno do projeto, contou que o filho, que tem espectro autista passou por uma transformação com o Horto Jovem. “Antes do projeto meu filho não interagia com facilidade, falava pouco e até sua coordenação motora era ruim, o que aconteceu com ele foi uma transformação de vida, ele interage, melhorou muito a questão da coordenação motora, seus aspectos emocionais, eu diria que é outra pessoa, sou muito grata a esse trabalho”, contou Araceli com olhos brilhantes e marejados.

Horto Jovem

A analista ambiental do IEF, Vanda de Souza Leite, responsável pelo viveiro e pela agência em São João Nepomuceno, fala com entusiasmo sobre o projeto, “é muito bom ver o viveiro com os jovens aprendendo a lidar com a natureza e a, quem sabe, poder usar o aprendizado como um ofício no futuro. Em um período em que muitos jovens estão em casa isolados, temos a oportunidade de realizar esse trabalho, é gratificante.”

O melhor é que o projeto promete ter vida longa, o prefeito Ernandes José da Silva, elogiou a parceria e disse que “a intenção é aprimorarmos a parceria com o viveiro e com o tempo produzirmos mudas para o paisagismo do município”, aliado também ao projeto. Um entusiasta, Ernandes fala com carinho das ações sociais do município das quais o Horto Jovem faz parte.

Contatos

IEF

Renata Fernandes (32) 9 8413 9458

[email protected]

Prefeitura de São João Nepomuceno

Márcio Sabones (32) 9 9999 0481

[email protected]

por Renata Fernandes – IEF

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com