Região: SAMU completa 10 anos de existência com cerca de 3 milhões de atendimentos
SAMU 192 – CISDESTE/ COM PARTICIPAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SAMU
O Cisdeste é um consórcio 100% público, tripartite, que reúne 147 municípios das regiões sudeste e leste do sul do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência. Com o consórcio, viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo.
A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 8 USB (Unidade de Suporte Básico) e 2 USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, outras 62 ambulâncias.
Volume de atendimentos na região:
- 2014: 146.658
- 2015: 302.768
- 2016: 338.578
- 2017: 320.248
- 2018: 366.710
- 2019: 322.869
- 2020: 288.392
- 2021: 273.303
- 2022: 301.705
- 2023: 363.512
- 2024: 38.263
- Total : 3.063.006
O que é SAMU?
O SAMU é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência 192 que atende à população. O serviço foi criado no ano de 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências. Ele ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, seja nas vias públicas, residências ou empresas.
Com o SAMU 192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas, decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de condutores-socorristas. A equipe atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Como Funciona?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
O atendimento é feito após contato com a central pelo número 192. Técnicos recebem a ligação na Central de Regulação e, ao identificarem a emergência, imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Quando chamar o SAMU?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.
QUANDO CHAMAR:
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
QUANDO NÃO CHAMAR:
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco;
- Sangramento;
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
DICAS PARA QUEM LIGAR PARA O SAMU 192
- Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
- Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
- Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
- Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
- Não dê água aos acidentados.