Cidade e RegiãoCulturaNotícias

Sucesso: Aulas de Robótica encantam estudantes, pais e comunidade escolar em SJN

Atualização em 03/02/24 ( sobre o início do ano letivo 2024):

ALUNOS DO CURSO DE ROBÓTICA DO POLIVALENTE CONVOCAM OS COLEGAS PARA A “VOLTA ÀS AULAS” E FAZEM UM CONVITE A COMUNIDADE ‘VENHA CONHECER O PROJETO

Ao participarem deste projeto de robótica, os alunos da rede municipal de ensino e do Polivalente desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, colaborando uns com os outros na construção e programação de robôs. Com isso, acabam estudando conceitos de matemática e física de forma prática e divertida.

Os desafios estimulam a criatividade e capacidade de enfrentar  desafios. No “conjunto da obra”, eles estão sendo preparados para o futuro, combinando diversão, aprendizagem e capacidades.

Os próprios alunos convocam seus colegas para o returno às aulas e convidam a população para visitar o projeto. O fazem através deste vídeo enviado à nossa reportagem, para ouvir, dê uma PAUSA temporária no som da Rádio, no topo da página:

Reportagem anterior sobre o projeto:

Diversão, criatividade e conhecimento: professor Carlos Leonardo leva o ensino de robótica à 12 escolas da rede pública de ensino (11 municipais) e obtém reconhecimento de pais e comunidade escolar. A robótica é uma área emocionante que combina tecnologia, ciência, engenharia e matemática de uma maneira divertida e prática.

O trabalho do professor Léo foi muito elogiado no Desfile de 7 de Setembro, quando os estudantes fizeram uma demonstração pública do aprendizado.

Para introduzir os estudantes do município nesse fascinante mundo, o professor Carlos Leonardo de Alcântara Almeida (49 anos)- professor há 19 anos- apresentou, em novembro de 2019, à secretária de educação Belkis Cavalheiro Furtado e ao prefeito Ernandes José da Silva, um projeto de robótica, especialmente projetado para os “pequenos engenheiros” , crianças e adolescentes do ensino público municipal.

A mesma iniciativa foi feita junto à Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, que autorizou o professor a desenvolver o mesmo projeto na Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça ( Polivalente ).

Contudo, a pandemia atrasou a implementação da ideia. Em janeiro de 2021, o vereador Írio Henriques ( de camisa amarela), que é amigo do professor Léo, viu que ele lutava para realizar esse sonho profissional e que fora adiado devido à pandemia, e vislumbrou a possibilidade de, além dos adolescentes, crianças também pudessem ingressar nesse mundo fascinante.

Írio reforçou o pedido de implementação do projeto no município, fazendo uma indicação na câmara de vereadores para que o executivo municipal pudesse implantar a robótica na rede de ensino o quanto antes.

Durante o ano de 2021, o projeto aconteceu de forma remota, foram feitas numerosas Lives com pais juntos de seus filhos. Já em 2022, o professor Léo, como carinhosamente gosta der ser chamado, iniciou presencialmente o projeto.

No município são 11 escolas e no Estado o trabalho acontece no Polivalente. Nesse período, o professor fez investimentos com recursos próprios para que o projeto iniciasse imediatamente.Agora em 2023, o município de São João Nepomuceno-MG iniciou os investimentos para o Projeto de Robótica das Escolas Municipais.

Todo o material necessário para atender as 11 escolas foram adquiridos e estão sendo utilizados pelo professor junto a seus alunos.Nesse mesmo ano, a escola estadual (Polivalente ) também foi contemplada por uma verba estadual para aquisição de materiais.A ideia deu certo e todos alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio ( faixa etária de 8 à 17 anos), da zona urbana e distritos, foram contemplados com estas aulas.

Objetivos do Projeto:De acordo com o professor, que é Técnico em Eletromecânica, Graduado em Matemática, Pós-Graduado em Ciências Exatas e Pós-Graduado em Robótica Educacional ” o projeto de robótica tem como objetivo inspirar a curiosidade das crianças e desenvolver suas habilidades de resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico. Queremos mostrar às crianças e adolescentes que a tecnologia pode ser uma ferramenta incrível para transformar suas ideias em realidade“.

Atividades do Projeto:Construção de Robôs Simples: os alunos aprendem a montar robôs simples, manipulando as peças, permitindo-lhes entender os princípios básicos da mecânica e da eletrônica.

Programação Divertida: Os participantes são apresentados à programação de forma lúdica, aprendendo a criar comandos para seus robôs, o que para eles é uma experiência acessível e empolgante.

Desafios Criativos: As crianças serão desafiadas a resolver problemas e realizar tarefas com seus robôs.

Explorando a tecnologia: Durante o projeto, as crianças têm a oportunidade de estudar os componentes eletrônicos e seus diferentes usos, estimulando seu interesse pela ciência e tecnologia.

Benefícios do Projeto:Ao participar deste projeto de robótica, os alunos desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, colaborando umas com as outras na construção e programação dos robôs. Eles acabam estudando conceitos de matemática e física de forma prática e divertida.

Os desafios estimulam a criatividade ao criar soluções para desafios robóticos.

No “conjunto da obra“, elas estão sendo preparadas de diferentes formas para o futuro, combinando diversão, aprendizagem e conhecimento.

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *