CarnavalCidade e RegiãoCulturaNotícias

Sábado de pré – carnaval movimenta São João Nepomuceno e Rio Novo

Em São João Nepomuceno, a reportagem seguirá visitando os barracões das escolas de samba, na próxima semana.Vide no site, a visita à Escola de Samba Unidos do São José e reportagens anteriores sobre o carnaval 2024 em São João Nepomuceno.

Obs. A qualidade de exibição dos vídeos depende da qualidade da sua conexão com a internet, para escutar a gravação, dê uma PAUSA no som da Rádio, no topo da página.

RIO NOVO: BLOCO DO “ZÉ PEREIRA”, A TRADIÇÃO SE REPETE POR 118 ANOS

O Bloco é Patrimônio Histórico Imaterial do município e completa, neste ano, seus 118 anos de fundação.

Neste sábado, o famosíssimo e tradicional Bloco do Zé Pereira, de Rio Novo, levou uma multidão às ruas no pré – carnaval da cidade. De acordo com a Prefeitura Municipal de Rio Novo, o Bloco é considerado Patrimônio Histórico Imaterial do município e completa, neste ano, seus 118 anos de fundação.

É um dos mais antigos do estado de Minas Gerais. Apesar da multidão, até às 23h, o 3° Pelotão de Polícia Militar, sediado em Rio Novo, em contato com esta reportagem, informou que não registrou qualquer incidente pelas ruas e, nem mesmo, nos bairros do município ao longo do desfile, com milhares de participantes.

O “ESQUENTA” DO BLOCO 4 GERAÇÕES

Os jovens foliões vestiam- se de palhaço ou, simplesmente, vestiam fantasias e cobriam o rosto para não serem identificados pelos pais

Criado em 1971 e extinto dez anos depois, o Bloco 4 Gerações ressurgiu na Rua Comendador  José Soares, a “Rua Nova”, em 2005. É o “co- irmão” do Bloco Zé Pereira, também tradicional na Rua Nova.

De acordo com os dirigentes do bloco, os veteranos do bloco relatam que , no começo, os jovens foliões vestiam- se de palhaço ou, simplesmente, vestiam fantasias e cobriam o rosto para não serem identificados pelos pais que, naquela época, eram mais conservadores e não autorizavam os filhos, “sob hipótese alguma”, a desfilarem em blocos e escola de samba.

Reportagem Aristides dos Santos/ apoio de Márcio Heleno (Sabones) nas imagens

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *