Ceramista, ator e autor, Israel dos Santos emplaca curta-metragem em SJN. Filme será exibido no Centro Cultural na noite deste sábado
O filme “Vazio” de Israel Sadias e Igor Cotrim fará sua estreia na noite deste sábado (30/3), às 20h, no Centro Cultural “Gabriel Procópio Loures”, centro de São João Nepomuceno, com entrada franca – classificação indicativa de 12 anos. O filme foi produzido em São João Nepomuceno, com gravações no mês de setembro de 2023, com artistas locais e o ator paulista Igor Cotrim, de novelas e filmes, edições nos meses posteriores e lançamento para a população são-joanense.


Irmão do radialista e jornalista digital Aristides dos Santos, Israel dos Santos Dias, 42 anos, adotou o codinome “Sadias” para manifestar sua “alma de artista”. Além do teatro, onde se descobriu artista, e no elenco de apoio de algumas novelas ( como na novela “Os Dez Mandamentos”- foto abaixo), agora ele também se destaca em sua terra natal como diretor de filmes de curta-metragem.


Entre uma gravação e outra, no Rio e São Paulo, onde busca experiências e novas amizades, ele também aprendeu a dar formas à argila, como oleiro e ceramista, com as mãos ágeis e habilidosas.
Inclusive, ao conhecer e viver a rotina como oleiro e ceramista, ele obteve a inspiração para produzir um documentário sobre o ofício, batizado como “A Casa do Oleiro” (2019), que foi exibido na mostra “Fama”. Ele também tem outros trabalhos no currículo.
Veja o Documentário:
Novo trabalho: Vazio
Israel dirigiu na segunda quinzena de setembro um novo trabalho, intitulado “Vazio“, no qual foram empregados equipe de produção e atores profissionais e amadores.
Até o ator Igor Cotrim, com quem fez amizade, famoso por seus trabalhos no seriado “Sandy & JR”, da TV Globo, e em novelas religiosas da TV Record aceitou o convite para participar.

(Foto: divulgação novela “Reis”/ TV Record)
O ator integrou o elenco em nome da amizade com Israel e disse que se divertiu muito em São João Nepomuceno, onde conheceu pontos turísticos e fez novas amizades. Desde pessoas mais simples do “povão” à políticos e empresários.
Um “off” , no final da reportagem, mostra o clima de festa.
Sobre o nome “Vazio”
Indagado do “porquê” do título “Vazio”, Israel declara que o nome remete aos vários vazios que trazemos em nossas vidas e na sociedade, vivido pelo personagem Paulo, que personifica as nossas decepções, perdas, saudades, expectativas não correspondidas, sonhos e metas que foram ficando para trás.

Graças à Secretaria Municipal de Educação , Cultura, Desporto e Lazer, os talentos de São João Nepomuceno foram cadastrados, de acordo com sua área de atuação, e são beneficiados com palestras, visando capacitação e orientação, e acesso a programas de incentivo, onde se destaca a Lei Paulo Gustavo.
No campo audiovisual, a produção “Vazio” recebeu, inclusive, incentivos previstos nesta lei.

Israel mostra- se grato pela confiança da Secretaria e da Diretoria de Cultura e orgulhoso em ter a oportunidade de mostrar a cidade e a cultura do município pelos festivais e mostras de cinema, nos quais se inscreve.
A produção, que foi ambientada no Centro Cultural Gabriel Procópio Loures, Praça da Estação, Igreja Matriz e Bar Central, entre outras locações, está na fase de “pós – produção” e ainda não tem data de lançamento.
Ficha técnica:

Direção: Israel Sadias/ Igor Cotrim
Roteiro: Igor Cotrim / Israel Sadias
Apoio técnico: Secretaria de cultura, através de Élcio Detone Junior
Fotógrafo Still: Israel Maltik/ SJN
Fotografia: Rogério Belizário / SJN
Som direto: Denilson Silva Barbosa / RJ
Assistente de Direção: Letícia Veira / JF
Produção/ apoio logístico:
Kerley Bartolazzi / RJ
Argumento: Igor Cotrim
Elenco:
Atores profissionais e amadores:
Igor Cotrim / Guarulhos – SP, Márcio Sabones / SJN
Yasmym Rabelo/ SJN, Luis Felipe Moraes / SJN, Danyta Gomes / SJN, Juarez Santos / SJN e Paulinho do Bar Central / SJN.
Perfil no Instagram: @vaziofilme
(…) Paulo, que personifica as nossas decepções, perdas, saudades, expectativas não correspondidas, sonhos e metas que foram ficando para trás.