São João del Rei registra 1,4ºC; veja temperaturas mínimas de cidades da Zona da Mata e Vertentes

Semana segue com temperaturas baixas e ocorrência de geadas em algumas cidades, segundo o Climatempo. Em Juiz de Fora, a Defesa Civil emitiu alerta para os próximos dias.

A madrugada desta terça-feira (20) registrou uma queda significativa nas temperaturas de cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Em São João del Rei, os termômetros marcaram 1.4ºC, segundo o Climatempo.

Na segunda-feira (19), o G1 noticiou que esta semana será de temperaturas baixas e ocorrência de geadas nos municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Com as baixas temperaturas, ocorreram geadas em alguns municípios da região. De acordo com climatologista Ruibran dos Reis, o declínio das temperaturas ocorre por conta da chegada de uma massa de ar polar que chegou ao Estado.

Nos próximos dias, há previsão de queda de temperatura em outras cidades na região. Na manhã desta terça, a Defesa Civil de Juiz de Fora emitiu um alerta sobre queda na temperatura, que pode chegar entre 3º e 5º até quarta-feira (21).

Além das baixas temperaturas, o climatologista alertou para a queda da umidade relativa do ar, o que faz com que algumas cidades fiquem em estado de alerta.

Geada em São João del Rei — Foto: Patrícia Braga/Arquivo Pessoal

Relembre a previsão para esta semana

Previsão do tempo nas principais cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Juiz de Fora6 ºC23 ºC
Viçosa13 ºC26 ºC
Muriaé12 ºC26 ºC
Leopoldina9 ºC24 ºC
Barbacena3 ºC23 ºC
São João del Rei4 ºC22 ºC

Fonte: Climatempo

Massa de ar polar atinge o país

Conforme o geógrafo Thiago Júnior da Silva, a dinâmica da circulação atmosférica no Brasil faz com que o país sofra a ação de cinco massas de ar: Massa Equatorial Continental (mEc); Massa Tropical Atlântica (mTa); Massa Tropical Continental (mTc); Massa Equatorial Atlântica (mEa) e Massa Polar Atlântica (mPa).

A Massa Polar Atlântica atinge todo o Brasil durante o Inverno.

Fonte: G1 Zona da Mata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *