Centro de Recuperação Samaritano e Associação da Divina Misericórdia atuam na prevenção e reabilitação de dependentes químicos em SJN
Reportagem e fotos no estúdio Aristides dos Santos/ imagens internas “divulgação”
AGOSTO: CENTRO DE RECUPERAÇÃO SAMARITANO E ASSOCIAÇÃO DA DIVINA MISERICÓRDIA REALIZAM A SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Às 12:00 desta quinta-feira, 31 de Julho, Marcelo Lamas, responsável pelo Centro de Recuperação Samaritano, localizado em São João Nepomuceno, e Anderson Amaral da Associação da Divina Misericórdia, organização não governamental vinculada à Paróquia de São João Nepomuceno, estiveram na emissora noticiando a realização da Semana Municipal de Prevenção às Drogas (Lei n° 3.114 de 29 de junho de 2017).
Marcelo destacou que o Centro de Recuperação tem capacidade para oferecer à comunidade 40 vagas, entretanto atualmente mantém 37 assistidos
Projeto Semente, com 80 menores: crianças a partir de quatro anos de idade e adolescentes de idades diversas ( chegaram lá encaminhadas por órgãos como Conselho Tutelar e Poder Judiciário
Marcelo, um dos pioneiros desta luta em prol de dependentes químicos, é gestor e tesoureiro do Centro de Recuperação. Anderson é Conselheiro em Dependência Química e atua como Gestor Social da Divina Misericórdia.
O evento é realizado em parceria com estabelecimentos de ensino do município, meios de comunicação e instituições municipais, com amparo em uma Lei Municipal, que possam oferecer espaço para iniciativas de sensibilização com capacidade de infundir nas crianças e adolescentes razões suficientes para se manterem afastadas de quaisquer possibilidade de envolvimento com o alcoolismo e o consumo de entorpecentes.
ASSOCIAÇÃO DA DIVINA MISERICÓRDIA
A Associação da Divina Misericórdia completou 20 anos no dia 15 de março deste ano e o Projeto Semente completará 7 anos, no próximo dia 7 de agosto.
O interessante das parcerias do Centro de Recuperação Samaritano e Associação da Divina Misericórdia é que uma instituição atua junto à dependentes químicos que desejam superar a dependência, reconstruindo suas vidas, na busca de estudo, qualificação e colocação profissional, as ferramentas para o redirecionamento de suas vidas.
A outra instituição atua na prevenção.
O Centro de Recuperação Samaritano atua junto à dependentes químicos, alavancando sua recuperação.
Estas pessoas foram acolhidas a partir de suas próprias escolhas, entendendo que a reação e a superação dependem de apoio profissional com uma equipe multidisciplinar e também de assistência espiritual.
A instituição não trabalha com internação compulsória, como as definidas por Sentença Judicial, ou involuntárias, como nos casos das internações à revelia, solicitadas por famílias, com base em laudos clínicos, mas com a busca voluntária de auxílio multidisciplinar.
Já a Divina Misericórdia atua na prevenção.
Anderson salientou que, atualmente, há um programa em andamento, o ” Projeto Semente”, e que a instituição também realiza encaminhamentos de dependentes químicos para acolhimento em Comunidades Terapêuticas, porém, ele declara “nosso foco maior atualmente tem sido a prevenção por meio do Projeto Semente, com 80 menores: crianças a partir de quatro anos de idade e adolescentes de idades diversas.“
Esses assistidos são resultados de solicitação do Poder Judiciário, Conselho Tutelar, CREAS e instituições de ensino. São, em suma, menores em situação de vulnerabilidade e que encontram na equipe da Divina Misericórdia, Assistência Social e psicológica, atividades pedagógicas e acompanhamento familiar, uma vez que, de acordo com Anderson “não é suficiente proteger e assistir crianças e adolescentes, quando seus familiares também requerem atenção e cuidados”.
Como fruto do Projeto Semente, há o “Cultivando Famílias” (encontros mensais), um trabalho mais concreto e consistente junto aos responsáveis e familiares das crianças e adolescentes atendidos.
A instituição conta com 10 colaboradores, sendo que o trabalho da diretoria é voluntário, mas está com as portas abertas para os interessados em outras modalidades de voluntariado.
Os programas sociais também recebem doações, desde mantimentos à materiais de higiene e limpeza e materiais de papelaria.
Quer fazer doações?
CENTRO DE RECUPERAÇÃO SAMARITANO
Marcelo destacou que o Centro de Recuperação tem capacidade para oferecer à comunidade 40 vagas, entretanto atualmente mantém 37 assistidos
De acordo com ele:
“A instituição conta com uma equipe multidisciplinar com terapeuta em dependência química, assistente social, psicóloga e aproximadamente 11 voluntários. Além de gerarmos oportunidades com curso de panificação, informática e costura (retomando), voluntários para alfabetização e atualização da educação de jovens e adultos para prova do Encceja.
Tudo isso com o objetivo de ampliar o leque de oportunidades de trabalho, de emprego e renda e melhorando a auto estima dos acolhidos.”
Ele também enfatiza:
“Temos também a oportunidade de gerarmos vários empregos diretos e indiretos na Padaria Samaritano, que tem objetivo social e toda renda é destinada para a instituição.
Aceitamos também doações de alimentos e através da conta de luz com uma parceria com a Energisa”.
ATIVIDADES AGENDADAS:
Sobre as atividades agendadas é importante destacar a reunião do dia 08/08, às 19h, no Museu Municipal. Toda a comunidade sanjoanense está convidada, desde pais, mães, educadores às lideranças do município.
Haverá em algumas atividades nas escolas, como a contação de história do livro “As Aventuras de um Resiliêncio” de autoria de Paula Itaborahy, lançado em dezembro de 2023.