Cidade e RegiãoNotícias

Solenidade de formatura dos 50 atiradores do Tiro de Guerra emociona os familiares e público presente

Para os 50 atiradores da turma 2023, a noite de sexta-feira (24/11) foi o ponto final de uma jornada que será relembrada para o restante de suas vidas.

A solenidade teve a presença do prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva (foto abaixo) – o cargo de Diretor do TG é conferido, tradicionalmente, ao prefeito em exercício. O comunicador e vereador Írio Henriques representou a emissora.

Também foram registradas as presenças da vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadora Ana Paula Calegaro da Silva, do cadete de Artilharia, Tiago e do 2º sargento, Bruno Pereira, do 11º  BI L Montanha.

Uma solenidade de formatura no Tiro de Guerra, sempre é uma solenidade que emociona familiares e convidados.

Durante um ano, a maior parte dos jovens tem no alistamento militar obrigatório a transição para maioridade. É um período no qual meninos tornam- se homens, tanto no quesito físico, como no psicológico.

O alistamento traz impacto no desenvolvimento físico – emocional dos jovens que, enquanto aprendem o indispensável para Defesa Terrestre do país – estando minimamente preparados em caso de convocação – também têm valiosos aprendizados nas áreas de cidadania, voluntariado, cuidados com a própria saúde e trabalho em equipe.

No início, o dever, a pontualidade, as tarefas, solenidades ( como a da foto abaixo), prazos, cobranças, pressão e a figura austera do instrutor causam estranheza e mudanças drásticas, talvez medo e aversão, porém, com o correr dos meses, os jovens começam compreender a importância dessa imersão e afeiçoam- se à figura do instrutor como a de um pai, que  educa para a vida.

Durante o processo, ocorreram transformações profundas que culminaram na noite de formatura.

Para os 50 atiradores da turma 2023, a noite de sexta-feira (24/11) foi o ponto final de uma jornada que será relembrada para o restante de suas vidas.

O instrutor, 1° Sargento Aquino, devolveu estes jovens para os seus familiares e entrega para sociedade uma nova safra de jovens que receberam seu certificado de conclusão do “Curso Básico de Defesa Territorial” e o certificado de conclusão do serviço militar obrigatório.

Agora eles têm a verdadeira missão de não decepcionar seus pais e atuarem na sociedade como homens de valores, capazes de constituir família, empreender nos negócios, serem pais e lutarem pelo “bom combate” perseguindo seus sonhos e metas pessoais.

A emissora foi representada pelo comunicador e vereador Írio Henriques. Esta reportagem parabeniza aos atiradores e seus familiares e, em especial, ao Sargento Aquino, pelo belíssimo trabalho no município de São João Nepomuceno.

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *