Sucesso: Município de Argirita implanta ensino bilíngue na Rede Municipal de Ensino
Com fotos de Israel Maltik e Rodolfo da Silva/staff do evento
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, que abrange crianças de 0 a 5 anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar e a base para a vida escolar dos futuros adolescentes e adultos.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Educação bilíngue em Argirita
O município de Argirita, que possui 485 alunos matriculados, está indo além daquilo que determina o Ministério da Educação e toda legislação em vigor.
Além do indispensável, está comemorando seu primeiro ano de ensino bilíngue.A Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira vem colhendo os frutos do Projeto “EDUCA +”, lançado em 2022, com o objetivo de enriquecer a educação de Argirita e proporcionar um futuro promissor às próximas gerações.
1º Torneio Spelling Bee
Neste dia 01/12, às 9h30, já próximo do encerramento do Ano Letivo, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Bilíngue, realizou um evento com as crianças da rede municipal de ensino no Clube Recreativo Argiritense, o 1º Torneio Spelling Bee.
Este é um tipo de torneio muito tradicional nas escolas norte-americanas, onde os alunos competem entre si, soletrando em inglês palavras da língua inglesa ou pronunciando frases completas e complexas.
A disputa foi acirrada, todos os alunos estavam treinados e com o inglês na ponta da língua. Antes do evento, porém, as crianças surpreenderam os convidados.
Cerca de 200 crianças cantaram, em alto e bom som, de maneira vibrante, o Hino Nacional e o Hino Municipal de Argirita, comovendo seus educadores e familiares.
Baixe as fotos da cobertura do evento no link abaixo
No final, sagram- se vencedores 1° lugar Davi Siqueira, 2° lugar Gabriel Vasconcelos e 3° lugar Francisco (categoria 1) e 1° lugar Antônio Vasconcelos, 2° Lugar Sarah Ferreira e 3° lugar Pedro Magalhães (categoria 2).
As fotos deles e dos demais alunos podem ser obtidas no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1TU_deNWLOyQkd51I2WoF6-l7BggeZSbw?usp=sharing
Presenças
Estiveram presentes Alex Andrade Anzolin,Prefeito de Argirita e Marcos Cézar Pereira Carvalho( Caquinho) vice- prefeito;
Daniela Ferreira de Souza, chefe de gabinete da Superintendência Regional Leopoldina da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Roberta de Andrade Furtado, Secretária Municipal de Educação, Vitor Pacheco Costa Reis, vice- diretor da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira e coordenador do Programa Bilíngue;
Ana Luísa Pacheco Costa Reis, Diretora – Proprietária GR 8 ( instituição de ensino parceira do projeto) e Patrícia Barbosa Furtado, diretora da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira.
Menino autista em segundo lugar
“Foi lindo Alex, fiquei muito emocionada… Que superação a dele ter conseguido participar junto com os coleguinhas, mesmo diante de tantos estímulos (som, barulho , pessoas)… Ele CONSEGUIU !!!! Foi um 2° lugar muito comemorado !!! A Escola está de Parabéns pelo projeto Bilíngue!!! Foi lindo !!! Um super incentivo!!! Estamos muito felizes!!! Estou muitos orgulhosa do meu filho!!!Depois que recebeu o troféu, na saída ele falou assim : ” Cadê a minha passagem pra Brasília?” – Luciana Reis Vasconcelos, mãe do segundo colocado Gabriel, que vem tendo excelente desempenho nos estudos.
Antes do evento, ela ficou bastante preocupada com as possíveis reações do filho autista à sonorização, barulhos, exposição à multidão e a própria apresentação do menino ao público, com microfone e, após o evento, não se conteve de emoção ao ver mais uma vitória da família.
Além de estar se sentindo beneficiado pelo esforço na sua inclusão escolar e social, o menino se sente motivado a aprender o inglês e teve seu desempenho atestado na apresentação e, mais do que isso, ele conseguiu se sentir feliz e acolhido em ambiente que, em outras circunstâncias, seria sentido como hostil e improvável a sua permanência nele.