Tenente Quirino informa sobre reforços e organização da PM para Carnaval 2018

Durante uma cobertura da Rádio Difusora junto do Quartel da Polícia Militar em São João Nepomuceno, a equipe de jornalismo da Rádio Difusora esteve conversando com o atual Comandante da 136ª CIA da Polícia Militar de Minas Gerais, o 1º Tenente Quirino, e pode trazer para os ouvintes e internautas da 97,3 uma previa da organização e reforços que estarão na cidade garbosa durante o Carnaval 2018

Acompanhe a entrevista

Foi noticiado pelos jornais regionais que a Polícia Militar utilizará todo o efetivo durante as comemorações de Momo, uma vez que é a festa que mais movimenta as cidades durante o ano no Brasil. Acompanhe a matéria divulgada pelo site G1-Zona da Mata.

Governo de Minas vai colocar todo o efetivo da PM nas ruas durante o carnaval

As medidas de segurança foram divulgadas nesta quarta-feira; órgãos vão integrar ações.

A Polícia Militar vai colocar todo o efetivo empenhado na segurança durante o carnaval. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão 12,4 mil militares nas ruas. A PM, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil vão trabalhar de forma integrada de 9 a 14 de fevereiro. Somente nas ruas da capital serão 8 mil militares.

O esquema de segurança foi divulgado nesta quarta-feira (31), após um reunião com a presença do governador Fernando Pimentel (PT), em Belo Horizonte. Somente na capital, a Empresa de Turismo (Belotur) espera 3,6 milhões de foliões nos quatro dias da festa e mais de 460 blocos de rua.

De acordo com o Plano de Operação do Carnaval 2018, um sistema de gerenciamento de ocorrências como brigas, roubos e engarrafamentos será usado pela primeira vez e vai funcionar em tempo real. Os agentes vão poder cadastrar as ocorrências em um aplicativo de celular, para facilitar o acompanhamento de todas as forças de segurança e permitir uma tomada de decisão rápida.

“O painel é uma ferramenta, onde Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Guarda Municipal vão ver o que está sendo gerado de ocorrência”, disse o Superintendente de Integração da Sesp, Leandro Almeida.

Para garantir todo o efetivo em Belo Horizonte e em mais 45 cidades, algumas medidas foram adotadas como suspensão de férias e militares que trabalham no administrativo ou estão em cursos e unidades especializadas.

Além disso, cerca de dois mil policiais militares rodoviários vão fiscalizar cerca de 30 mil quilômetros de estradas estaduais ou federais que estejam sob administração do estado.

Outras ações

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró, dentro do público do carnaval, 500 mil devem ser visitantes, e a corporação está preparada para manter a segurança. “As operações do ano passado foram positivas. Estamos repetindo o planejamento”, disse.

Na capital, uma carreta móvel com seis câmeras com alcance de até 30 metros quadrados vai estar, inicialmente, na Praça da Estação, podendo ser deslocada para outros pontos estratégicos.

Outra medida de segurança é o acompanhamento dos trajetos dos blocos de carnaval e algumas restrições. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Roberto de Souza, disse que estão impedidas saídas no entorno do Rio Arrudas, que corta a Avenidas dos Andradas, por risco de acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica.

Acompanhe as dicas importantes para os foliões
divulgado pelo site oficial da PMMG

-Mantenha-se informado.

-Tenha atenção.

-Carregue seus objetos à frente do corpo.

-Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor.

-Marque pontos para reencontros, caso haja separações no grupo.

-Não aceite bebida alcoólica de pessoas estranhas.

-Beba de forma consciente.

-Evite os excessos e não dirija após a ingestão de bebida alcoólica.

-Carregue dinheiro separado para pequenas despesas.

-Cuidado com esbarrões e empurrões.

-Evite portar cartões de crédito e folhas de cheque.

-Com exceção da CNH, procure portar cópias autenticadas dos documentos.

-Qualquer problema acione imediatamente a Polícia Militar através do 190.

-Utilize, preferencialmente, transporte coletivo ou táxi.

-Atente para a sinalização de trânsito.

-Evite locais ermos.

-Não fique no interior do veículo parado conversando ou namorando.

-Não deixe expostos no veículo objetos pessoais e dinheiro.

-Carregue telefones celulares nos bolsos da frente.

-Identifique as crianças com cartões, contendo nome, filiação, endereço e telefone para contato.

-Ao observar tumultos de pessoas não se aproxime.

-Evite brigas.

-Não use fogos de artifícios.

-Evite usar fantasias que possuam partes pontiagudas.

-Jamais reaja a um assalto.

-Procure memorizar traços, sinais particulares, cicatrizes, tatuagens e roupas de infratores.

-Não dê carona a desconhecidos.

-Se for passar o carnaval em outra cidade, não se esqueça de solicitar a um vizinho para que recolha as correspondências.

-Tranque portas, janelas e portões.

-Não deixe escadas disponíveis, pois podem facilitar a entrada ou saída de infratores de sua casa.

Rádio Difusora
Fonte: G1-Zona da Mata
Fonte dados: PMMG

 

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com