Meio Ambiente: Tiro de guerra recolhe cerca de meia tonelada de lixos eletrônicos em São João Nepomuceno
Reportagem Aristides dos Santos / Crédito das informações e imagens: TG 04-023
TIRO DE GUERRA DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO RECOLHE MAIS DE 550KG DE LIXO ELETRÔNICO EM AÇÃO ECOLÓGICA




📻97,3 FM/ 💻www.difusorasjn.com.br
Coleta sustentável reafirma compromisso com o meio ambiente e fortalece a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
**São João Nepomuceno, quarta-feira, 26 de junho de 2025 — O Tiro de Guerra 04-023 realizou, no dia 25 de junho, a 2ª Coleta de Lixo Eletrônico de 2025, somando 553kg de equipamentos eletrônicos descartados, além de 28kg de pilhas inutilizadas. Desde o início do ano, a unidade mantém um ponto fixo de recolhimento para que a comunidade possa realizar o descarte correto de materiais como televisores, rádios, celulares, lâmpadas e DVDs, evitando danos ambientais e promovendo a cidadania ecológica.
A iniciativa conta com a parceria da empresa E-Ambiental, sediada em Juiz de Fora, responsável por recolher e dar a destinação ambientalmente correta ao material. O 1º Sargento Aquino, Chefe de Instrução do TG, expressou gratidão à Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e à população pelo engajamento, ressaltando que o ponto de coleta seguirá ativo durante todo o ano.
O Tiro de Guerra tem se consolidado como um importante aliado da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente nos esforços de conscientização da população sobre o manuseio e o descarte adequados de materiais que, se descartados incorretamente, poderiam degradar veios d’água, vegetação, solo ou ainda dificultar a coleta urbana de resíduos. A parceria também conta com a empresa E-Ambiental , de Juiz de Fora, destino final desse material, reforçando a função educativa do TG, que vai além da formação militar, alcançando ações concretas junto à sociedade de educação ambiental e prevenção de impactos ecológicos.
A ação também evidencia a importância da preservação ambiental, uma vez que o lixo eletrônico contém substâncias tóxicas como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem contaminar o meio ambiente e afetar a saúde pública. Por meio da coleta seletiva, é possível viabilizar o reaproveitamento de componentes, além da reciclagem de materiais, reduzindo a extração de recursos naturais e o volume de resíduos nos aterros sanitários.
Juntos somos mais fortes!
#DifusoraSJN #TiroDeGuerra #MeioAmbiente #ColetaEletrônicos #SecretariaMeioAmbiente