Variante delta em Juiz de Fora: secretária de Saúde confirma novos casos e transmissão comunitária

A primeira notificação da variante do coronavírus foi registrada em maio deste ano, mas se tratava de um caso importado, já que o paciente havia se contaminado durante viagem para a Índia.

O município de Juiz de Fora contabiliza 8 casos da variante delta até esta segunda-feira (23). A informação foi divulgada pela secretária Municipal de Saúde, Ana Pimentel, ao MG2, que apurou ainda a existência de transmissão comunitária na cidade.

Em maio deste ano, a primeira notificação da variante do coronavírus no município havia sido registrada. O caso foi o primeiro em Minas Gerais e se tratava de um homem, de 33 anos, que contraiu a doença durante uma viagem para a Índia.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em nota, o órgão informou que até o momento Juiz de Fora segue com um único caso notificado, este que já havia sido informado anteriormente pelo G1.

*Vale lembrar que pode ocorrer divergências nos números entre o Estado e as prefeituras por causa da demora da confirmação.

O que é transmissão comunitária?

São casos de transmissão do vírus entre a população, quando um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite para outra pessoa, que também não viajou.

Testes identificam a variante

Segundo a Prefeitura, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora tem realizado a coleta de amostras na macrorregião Sudeste e conseguiu identificar pacientes do município que testaram positivo para a variante delta. Os testes foram realizados entre os dias 2 e 6 de agosto.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Pimentel, “com os resultados, podemos dizer que já ocorre a transmissão comunitária, ou seja, não é mais possível realizar o rastreamento dos infectados e a origem do vírus. Isso nos força a redobrar a atenção e os cuidados com a saúde, mantendo todas as medidas de segurança em ordem. Fundamental continuar usando a máscara, higienizar bem as mãos e, claro, evitar as aglomerações”, analisou.

Um outro caso, que não pertence ao município, é de uma idosa de 74 anos. A paciente foi admitida no Hospital Regional João Penido no dia 5 de agosto e foi a óbito. A SES-MG ainda não contabiliza o registro.

Variante delta

A variante delta do coronavírus (B.1.617), identificada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado, preocupa especialistas, países e entidades internacionais, além de brasileiras.

Um documento divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, informou que a variante delta é tão transmissível quanto a catapora.

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também atua em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com