Sexta: Vereador renuncia ao cargo em Argirita e acusa o prefeito. Segunda: Prefeito recebe a emissora e dá sua versão da história
Para informar erros, sugerir uma reportagem ou entrar em contato, acesse aqui.
Publicado originalmente em 11/11, atualizado em 13/11. Reportagem Aristides dos Santos/ Fotos Israel Maltik
VEREADOR DE ARGIRITA ENCERRA A SEMANA COM PEDIDO DE RENÚNCIA E ACUSA O PREFEITO DA CIDADE DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. VEJA A CÓPIA DO PEDIDO NESTA REPORTAGEM.
Domingo, 15 de novembro de 2020: eleitores, amigos e familiares de Matheus Vitói estavam em festa na cidade de Argirita, de 2.688 habitantes. Matheus, eleito pelo PSD, foi o segundo vereador na lista dos eleitos, com 163 votos, ou 6,60% do eleitorado do município.
(Argirita hoje)
A Câmara de Vereadores do município de Argirita, que faz fronteira com São João Nepomuceno, também é composta por 9 representantes.
Há poucos dias de completar três anos de sua eleição e faltando pouco menos de 1 ano para as próximas eleições municipais, o vereador Matheus surpreendeu não apenas os seus eleitores mas, também, todos que acompanham a política na região pois, na sexta (11/11), ele decidiu “jogar a toalha“.
Ele protocolou sua renúncia ao cargo de vereador, sexta à tarde, e ao longo do sábado e do domingo foi assunto em todas as esquinas, bares, encontros familiares e grupos de Whatsapp da cidade.
A justificativa foi dada no próprio pedido de renúncia. Ele alega “perseguição política covarde e vil” por parte do prefeito Alex Anzolin.
Uma reportagem para o FM está sendo preparada, na qual o vereador detalha suas justificativas para a sua inusitada atitude, nela, além de reiterar boicotes do prefeito ao seu trabalho parlamentar, declara que há familiares com graves problemas de saúde. O que contribuiu com sua decisão.
Ouvindo o outro lado:
Em conversa com a nossa reportagem, o prefeito se prontificou a comparecer na emissora, nesta segunda -feira. Entretanto, optamos por ouvi-lo pessoalmente no gabinete, onde junto com sua equipe, elaborou uma nota oficial à população de Argirita, imprensa e aos ouvintes da Rádio em sua cidade e região.
Contudo , antes da nota, ele já havia dito que essa notícia lhe trouxe estranheza, que se sentiu surpreso e triste e que quem o conhece pessoalmente e o trabalho desenvolvido na Prefeitura de Argirita e quem conhece suas atitudes, sabe que é incapaz de promover perseguições.
O prefeito também disse que tomará medidas judiciais frente ao parlamentar que “deixou de cumprir seu mandato, gastando seu tempo em calúnias”.
Alex Anzolin, eleito pelo Patriotas, teve 58,51% dos votos válidos em 2020 ( total 1.450 eleitores) e derrotou candidato Zoca, que ficou em segundo lugar, com 41,49%.
O prefeito, além de responder às acusações, expôs à reportagem do FM, em áudio, seus feitos no município, a matéria está sendo preparada para ser inserida em nossa programação.
Após contato desta reportagem, o prefeito, que compareceria à sede da emissora, após se reunir com o secretariado e Departamento Jurídico, emitiu uma nota para a Rádio Difusora, que preferiu ir até seu gabinete, lá estando, à convite do prefeito, a equipe do Jornal “O Vigilante” também acompanhou a fala do prefeito a esta emissora e também recebeu a referida Nota:
Relembre o resultado da eleição para a Câmara de Argirita:
✓Marcinho do Tijucal (Patriota) – 281 votos – 11,37%
✓Matheus Vitoi (PSD) – 163 votos – 6,60%
✓Beto Tuniel (Patriota) – 141 votos – 5,71%
✓Aloisio Guedes (DEM) – 138 votos – 5,58%
✓Atim (PSD) – 135 votos – 5,46%
✓Reginaldo (Patriota) – 126 votos – 5,10%
✓José Domingos (PSD) – 122 votos – 4,94%
✓Duda (PSD) – 116 votos – 4,69%
✓Tia Cida (DEM) – 113 votos – 4,57%
Fonte: TSE