Bebê de quatro meses recebe vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora
Criança foi imunizada equivocadamente com o imunizante Coronavac na UBS do Vila Ideal, na segunda-feira
Um bebê de quatro meses foi equivocadamente vacinado com a vacina da Coronavac contra a Covid-19 na tarde de segunda-feira (21). A aplicação foi confirmada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) e ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Ideal, Zona Sudeste. A criança foi levada ao local para receber a vacina pentavalente, preconizada para a idade.
De acordo com a secretaria, o erro foi observado pela técnica de enfermagem da própria UBS, que comunicou o fato aos pais da criança. A pasta municipal ainda informou que “todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar seus superiores sobre a identificação de um erro de imunização”. Assim, o bebê será acompanhado e monitorado pelos próximos 30 dias para que haja identificação de qualquer evento adverso que venha a surgir no período.
A criança, imediatamente, passou por avaliação médica na UBS e a técnica responsável pela imunização equivocada foi afastada da sala de vacinas. A Secretaria de Saúde diz ter instaurado uma apuração interna para esclarecer a situação. “Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para várias outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos”, complementa a pasta, no comunicado.
Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da Coronavac em crianças a partir de 6 anos, utilizando o mesmo imunizante que foi inoculado no público adulto. Até o momento, entretanto, não houve liberação para aplicar em crianças abaixo dessa idade, ainda que haja estudos da Sinovac, laboratório responsável pela produção do imunizante, indicando segurança na utilização da vacina em crianças a partir de seis meses de idade.

