Cidade e RegiãoMais Notícias aqui

Com hospitais cheios, Juiz de Fora tem prédios da saúde em situação de abandono

O Hospital Regional começou a ser construído em 2010 e segue sem conclusão. Antigo PAM Andradas segue desaivado.

Juiz de Fora tem dois importantes prédios para atendimento a saúde em situação de abandono. Um deles é o Hospital Regional da Zona da Mata que começou a ser construído em 2010 e atenderia diversas cidades da região e outro é o PAM Andradas, que segue fechado e sem atendimento médico.

O PAM Andradas, prédio onde já foram realizados vários atendimentos e foi ponto de vacinação no município, está ocupado por moradores em situação de rua que invadiram o espaço.

Comerciantes do entorno alegam insegurança por causa dos assaltos realizados nas proximidades do prédio. O comerciante José Jerônimo contou que já solicitou a Prefeitura várias vezes para fazer a manutenção e que a insegurança lá permanece.

“Nós entramos em contato com a Prefeitura solicitando a eles autorização para que nós pudéssemos fazer a limpeza do local, eles não nos autorizaram e a gente segue com essa insegurança”.

O PAM Andradas está desocupado desde 2018. A Prefeitura de Juiz de Fora informou que a União é responsável pela manutenção do local. O Conselho Municipal de Saúde apresentou um documento à reportagem em que consta que a responsabilidade pela manutenção do espaço é do Executivo.

A reportagem procurou a Polícia Militar (PM) para obter informações sobre os assaltos na região, não houve retorno até o fechamento dessa reportagem.

Já o Hospital Regional foi pensado para atender a população de cerca de 100 cidades no entorno de Juiz de Fora, mas segue com as obras paralisadas e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por falta de verbas.

Em julho do ano passado, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), anunciaram um acordo para a retomada das obras do Hospital Regional, mas até o momento a obra segue parada.

Recursos para obra

No final de junho do ano passado, o g1 mostrou o início da tramitação na ALMG de um Projeto de Lei (PL) que define verbas para a retomada de obras de hospitais regionais que estão paralisadas no Estado. A quantia é de um acordo bilionário entre a Vale e o Governo de MG e prevê repasses para diversos setores.

Para debater sobre o assunto e as perspectivas, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou uma Audiência Pública, onde o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que a expectativa é liberar um processo de licitação para a gestão da unidade.

Compartilhe

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *