Mais Notícias aqui

Conferência Municipal das Cidades será realizada em São João Nepomuceno no dia 10 de junho

Comissão organizadora é instituída por Portaria e evento acontece no Museu Municipal

São João Nepomuceno, 05 de junho de 2025 – A Rádio Difusora FM informa que no próximo dia 10 de junho, a partir das 8 h, será realizada a 1ª Conferência Municipal das Cidades, integrando também a 6ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro acontecerá no Museu Municipal – Estação, reunindo representantes da sociedade civil, poder público, academia e demais segmentos para debater políticas urbanas e o futuro de nossa cidade.

A realização do evento foi formalizada pela Portaria nº 122, de 02 de junho de 2025, que institui a Comissão Organizadora Municipal responsável por planejar e executar todas as etapas da conferência. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura e parceiros com a transparência e a participação popular nas decisões sobre o desenvolvimento urbano.

Programação

  • 08h00 – Credenciamento e Coffee Break
  • 08h15 – Abertura oficial com execução dos hinos e composição da mesa
  • 08h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
  • 09h00 – Palestra magna com o professor Fábio, da UFJF: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”
  • 10h00 a 11h30 – Debates, exposições temáticas e formação de grupos
  • 13h30 a 15h00 – Trabalho em grupo e apresentação de propostas (5 por eixo)
  • 16h30 a 18h00 – Seleção de propostas prioritárias, eleição de delegados, leitura e aprovação do relatório final, e encerramento.

A conferência é uma oportunidade única para que moradores discutam temas essenciais como infraestrutura, mobilidade, gestão financeira e estratégias de planejamento urbano. Todos estão convidados a participar, contribuindo com ideias e sugestões que farão parte do relatório final e poderão ser encaminhadas à etapa nacional.

Acompanhe nossa cobertura ao vivo pela Rádio Difusora FM e nas redes sociais da Prefeitura de São João Nepomuceno. Sua voz faz a diferença na construção de uma cidade melhor!


Fonte: Portaria nº 122/2025, Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.

PORTARIA Nº 122, DE 02 DE JUNHO DE 2025.

Institui Comissão Organizadora Municipal para realização da Conferência Municipal das Cidades.
O Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, no uso de suas atribuições legais, notadamente das que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal;
Considerando que a organização das Conferências Municipais fica a cargo da Comissão Organizadora Municipal;
Considerando que a referida organização é composta por diversos segmentos da sociedade, devendo ser formada por, no mínimo, quatro dos segmentos estabelecidos no § 1º do art. 14 do Regimento Interno da 6ª Conferência Nacional das Cidades;
E considerando o Decreto n.º 4832 DE 30 DE MAIO DE 2025, “Dispõe sobre a convocação da Conferência Municipal das Cidades, nos termos das Portarias MINISTÉRIO DAS CIDADES nº 175/2024 e Portarias MINISTÉRIO DAS CIDADES nº 534/2024, e dá outras providências”,
RESOLVE:

Art. 1º – Nomear a Comissão Organizadora Municipal para realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades que será composta pelos seguintes membros:

I. Representante indicado pelo Poder Executivo Municipal:
Leonardo Araujo Ribeiro (Secretária Municipal de Planejamento, Gestão e Segurança Pública);

II. Representante de Movimentos Sociais e Populares:
Plínio Furtado – Conselho da Saúde
III. Representantes das entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e Conselhos Municipais:
Cristina Dusi – Universidade Federal de Juiz de Fora

IV – Representantes das entidades sindicais (sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais de trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais);

Sebastião Sérgio de Fátima Rodrigues

I. Elaborar o Regimento da Conferência Municipal, respeitadas as diretrizes e as definições deste regimento interno e do regimento da conferência estadual;
II. Planejar a infraestrutura para a realização da Etapa Municipal;
III. Mobilizar a sociedade civil e o poder público, no âmbito de sua atuação no município, para sensibilização e adesão à 6ª Conferência Nacional das Cidades;
IV. Elaborar o relatório final da Conferência Municipal das Cidades, conforme art. 48 deste regimento interno; e
V. Preencher o formulário da Conferência Municipal das Cidades, conforme art. 48, §3º deste regimento interno.
Parágrafo único. A Comissão Organizadora Municipal poderá constituir as Comissões de Infraestrutura e Logística, Mobilização e Articulação, Sistematização e Metodologia, que serão responsáveis por toda a organização e realização da Etapa Municipal;
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

São João Nepomuceno/MG, 05 de junho de 2025.


Antônio José da Costa
Prefeito de São João Nepomuceno – MG

Compartilhe

Israel Malthik

Nasceu em São João Nepomuceno. É Técnico em Administração e Fotografia Artística. Foi fotógrafo da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), freelancer em jornais como Estado de Minas e Agência Minas. Premiado por diversos clubes e grupos fotográficos. Atualmente é fotojornalista da Rádio Difusora de São João Nepomuceno. Israel Malthik também foi atuante, como fotógrafo, em editoriais de moda em grandes marcas da Zona da Mata Mineira. Atualmente além de ser o proprietário da Malthik Fotografia, realizando casamentos, batizados e eventos, é sócio-proprietário na empresa Cuidarte Home Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *