Hospital São João registra o terceiro caso suspeito de coronavírus na cidade
A Secretaria de Saúde de São João Nepomuceno recebeu nesta quinta-feira (19), a notificação de um terceiro caso suspeito de coronavírus que está sob investigação. A paciente foi internada no final da tarde, no Hospital São João, com os sintomas e encontra-se isolada, recebendo os atendimentos de forma especial, onde os profissionais utilizam de materiais específicos para evitar disseminação do vírus, caso seja confirmado.
Trata-se de uma mulher de 64 anos de idade e que já havia em seu histórico outras doenças. Segundo as informações repassaras o marido da paciente encontra-se junto no isolamento. Ainda não foi confirmado se a mulher teve contato com outros casos suspeitos ou se realizou alguma viagem recentemente.
Orientação
Pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse e/ou dificuldade de respirar e tenham viajado ou mantido contato com quem viajou, devem no primeiro momento procurar atendimento via telefone 3261-2178, com o Pronto Atendimento Médico ou 3261-1500, com o Hospital São João. Devido esse novo caso e o isolamento da paciente no HSJ, recomenda-se também, evitar de ir ao Hospital e ao PAM por motivos menores e em caso de necessidade, entrar em contato com o PSF mais próximo de sua residência.
Como se proteger
– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos
– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados
Como é a transmissão
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:
– Espirro
– Gotículas de saliva
– Tosse
– Catarro
– Toque ou aperto de mãos
– Objetos ou superfícies contaminadas
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: febre e tosse ou dificuldade para respirar.
NOTA (ASCOM Prefeitura de São João Nepomuceno)
COMUNICADO Secretaria Municipal de Saúde – Atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os atendimentos, consultas, exames e procedimentos eletivos nos Postos de Saúde de São João Nepomuceno estão suspensos por tempo indeterminado, exceto para emergências e urgências.
No entanto, para as RECEITAS MÉDICAS, dúvidas e solicitações, o usuário do SUS pode entrar em contato por telefone, nos seguintes números.
Área Urbana (Postos/responsáveis)
PSF Santa Rita (32) 3261 4114 / 9 8853 2209
PSF CAIC (32) 3261 2658 / 9 8816 9745
PSF José Maria Fam (32) 3261 3254 (manutenção) / 9 8703 8875
PSF Benetti (32) 3261 3283 / 9 8807 4935
Policlínica (32) 3261 1850/
Área Rural (Postos)
Posto Roça Grande (32) 3267 3140
Posto Taruaçu (32) 3267 9156
Posto Carlos Alves (32) 3267 5124
Seguindo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido a pandemia Coronavírus-19 são necessárias as suspensões de atendimentos eletivos, exceto urgências e emergências evitando AGLOMERAÇÃO de pessoas.
A MELHOR PREVENÇÃO é o isolamento domiciliar. Fique em casa!

