Pacto Mineiro pela Alfabetização reúne secretários de educação, gestores e professores de São João Nepomuceno, Descoberto e Rochedo de Minas
Reportagem Aristides dos Santos / Crédito das informações e imagens: Decom- Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno ( Márcio Heleno Sabones e Jessiane Menezes/ / Írio Henriques informações complementares e vídeo
PACTO MINEIRO PELA ALFABETIZAÇÃO REÚNE TRÊS MUNICÍPIOS EM FORMAÇÃO REGIONAL DE PROFESSORES EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

📻97,3 FM/ 💻www.difusorasjn.com.br / 📌 São João Nepomuceno – MG
Formação integra educadores dos Anos Iniciais e marca cooperação pedagógica entre São João Nepomuceno, Descoberto e Rochedo de Minas
SÃO JOÃO NEPOMUCENO, terça-feira, 04 de fevereiro de 2026 – Teve início na manhã desta terça-feira (04/02) a Formação de professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de São João Nepomuceno, Descoberto e Rochedo de Minas, dentro do Pacto Mineiro pela Alfabetização.
A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Escola Municipal “Dona Prudenciana Faustina de São José”, reunindo educadores, gestores e representantes institucionais. A proposta é fortalecer práticas pedagógicas voltadas aos Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, com foco direto no direito de cada criança ler, escrever e interpretar plenamente na idade certa.

A capacitação terá duração de três dias, acontecendo no educandário são-joanense, com atividades nos períodos da manhã e da tarde, nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2026. A condução dos trabalhos está sob responsabilidade das professoras multiplicadoras Aline Guedes Costa, Fernanda Aparecida Pereira, Gilmara Detoni e Roseli Detoni Fontes, que atuarão em módulos distribuídos em quatro salas de aula.
A formação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, a Fundação Getúlio Vargas, a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, a Prefeitura Municipal de Descoberto e a Prefeitura Municipal de Rochedo de Minas, consolidando uma articulação regional em prol da alfabetização.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário municipal de Educação de São João Nepomuceno, Leonardo Araújo Ribeiro; o representante do Prefeito Municipal de São João Nepomuceno; o secretário municipal de Planejamento, Pedro Augusto Rezende; a secretária municipal de Educação de Descoberto, Camila Porto; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Rochedo de Minas, Juliana Vilela; a articuladora regional do Pacto Mineiro, Ana Lúcia Cavalheiro Filgueiras; e a articuladora municipal do Pacto Mineiro, Liliane Ribeiro Barroso.
Durante as falas, as autoridades destacaram o momento como um marco para a educação regional, celebrando a cooperação técnica e pedagógica entre os três municípios, com união de esforços para qualificar o ensino e fortalecer a alfabetização na base da formação escolar.
O encontro também foi marcado por um momento leve e interativo com a cantora Érica Alves, que conduziu uma dinâmica de psicomotricidade.
✓ Para escutar o vídeo, dê uma pausa momentânea no som da rádio, no topo da página
Como registro complementar do evento, a professora Iara Muniz destacou, em conversa com o comunicador e vereador Írio Henriques, da Rádio Difusora FM, que a formação continuada é essencial para rever metodologias, acompanhar as transformações dos alunos e compreender que o trabalho docente vai além da sala de aula, envolvendo planejamento constante e busca permanente por novas práticas. Para ela, ensinar é também aprender todos os dias, tanto com as metodologias quanto com os próprios estudantes.
#DifusoraSJN #SãoJoãoNepomuceno #DescobertoMG #RochedoDeMinas #Educação #PactoMineiro
📝 Síntese da reportagem
📚 Formação Regional
• Capacitação de professores dos Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental
🤝 Parceria Institucional
• União entre Governo de Minas, FGV e prefeituras de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, DESCOBERTO e ROCHEDO DE MINAS
📆 Cronograma
• Atividades nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2026, manhã e tarde
👩🏫 Professoras Multiplicadoras
• ALINE GUEDES COSTA, FERNANDA APARECIDA PEREIRA, GILMARA DETONI e ROSELI DETONI FONTES
🎶 Integração
• Dinâmica de psicomotricidade conduzida por ÉRICA ALVES
🎙️ Registro Complementar
• Professora IARA MUNIZ ressalta a importância da formação continuada e do trabalho docente além da sala de aula
📍 Local
• ESCOLA MUNICIPAL DONA PRUDENCIANA FAUSTINA DE SÃO JOSÉ









