Missa na Igreja Matriz marca o início da Quaresma e apresenta o tema da Campanha da fraternidade deste ano
Reportagem Aristides dos Santos/ crédito das informações e imagens: Paróquia São João Nepomuceno
TÊM INÍCIO A QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025
✓ Veja, ao final do relato, como foi a Santa Missa, realizada ontem, às 19 horas, na Igreja Matriz.


Na última quarta-feira, dia 5 de março, a Igreja Católica deu início à caminhada quaresmal com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. Este é um momento de grande significado para os fiéis, pois marca o começo do período de 40 dias de preparação para a Páscoa, onde a oração, o jejum e a penitência são fundamentais para a renovação espiritual e o arrependimento dos pecados, de acordo com a doutrina Católica.
O padre Cláudio Machado destacou que a celebração de ontem, além de marcar o início da Quaresma e apresentar o tema e o lema da Campanha da fraternidade, convida a todo ser humano a refletir sobre nossa condição humana, lembrando-nos de que “somos pó e ao pó voltaremos” (Gn 3,19). O gesto das cinzas é um símbolo de humildade, de conversão e de purificação, apontando para a “necessidade de retornarmos ao Senhor, nosso Deus e Salvador“.
A Campanha da Fraternidade 2025
Neste dia também se inicia a tradicional Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A campanha deste ano tem como objetivo sensibilizar os católicos para a urgente necessidade de cuidar da criação divina, conforme o ensinamento bíblico de que Deus criou o mundo de maneira boa e perfeita.
A ecologia integral, proposta pela Igreja, envolve não apenas a preservação do meio ambiente, mas também a promoção de uma justiça social que considere a interdependência entre os seres humanos e a natureza. A campanha busca estimular a reflexão sobre a responsabilidade humana na conservação do planeta e no cuidado com os mais pobres, que são os mais afetados pelas crises ambientais.
O Papa Francisco, ao falar sobre a ecologia integral, propõe um modelo de desenvolvimento que respeite as necessidades das futuras gerações, levando em consideração tanto o cuidado com o meio ambiente quanto a promoção de uma sociedade mais justa e solidária. A Igreja convida todos os fiéis a se unirem nessa missão de transformação e cuidado com a casa comum, a Terra.
Registros da Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas
Na noite do dia 5, às 19h, a Igreja Matriz celebrou a Santa Missa em comunhão com os fiéis, dando início a este tempo litúrgico tão importante. Durante a celebração, o sacerdote realizou a imposição das cinzas e convidou todos a refletirem sobre a importância da conversão pessoal e coletiva. A Missa foi um momento de introspecção e renovação espiritual, onde todos puderam renovar seu compromisso com a fé e com a construção de um mundo mais justo e fraterno.
Que Jesus nos fortaleça nesta caminhada quaresmal, guiando-nos em nossa penitência, oração e ações concretas em prol da preservação do planeta e do bem comum.
#Compartilhe nas redes sociais!












