Cidade e RegiãoMais Notícias aqui

Negociação entre sindicatos define reajuste salarial de 6,79% para trabalhadores do vestuário em São João Nepomuceno

Créditos: Reportagem Aristides dos Santos/ Informações Iniciais Difusora Entrevista, complementares Sindvest e Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário / imagem: Máquinas União

REAJUSTE SALARIAL DE 6,79% IMPACTA CERCA DE 2.600 TRABALHADORES DO SETOR EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

📻97,3 FM/ 💻www.difusorasjn.com.br / 📌 São João Nepomuceno – MG

Acordo entre sindicato patronal e dos trabalhadores estabelece recomposição salarial com efeito retroativo e impacto direto na economia local

SÃO JOÃO NEPOMUCENO, segunda-feira (04/05/2026) — A negociação entre o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores do setor de vestuário resultou em um reajuste salarial de 6,79%, alcançando aproximadamente 2.600 trabalhadores diretamente representados pelas duas entidades.

O município conta com cerca de 8.000 trabalhadores ligados à cadeia produtiva do vestuário (cerca de 2.900 são empregados CLT), que inclui não apenas a confecção de roupas, mas também a produção de calçados, cintos e outros acessórios.

Esse contingente engloba profissionais que atuam em facções de uma pessoa, muitas vezes uma costureira ou costureiro (empreendedores individuais), até grupos organizados, como pequenos empreendimentos, resultantes da descentralização da produção das grandes confecções do município.

Os trabalhadores representados pelos sindicatos têm o reajuste garantido neste índice de 6,79%.

os não representados dependerão de três desfechos possíveis: o empregador não afiliado pode optar, se quiser, por aplicar o reajuste em sintonia com a negociação da qual não participou, ou o empregado não afiliado, se tiver abertura para isto, poderá negociar diretamente com o empregador um reajuste próprio, isto para os casos de trabalhadores que não recebem o salário mínimo.

A indústria do vestuário em São João Nepomuceno se caracteriza por um modelo produtivo diversificado e descentralizado, sustentado por uma forte cultura empreendedora. O setor reúne desde pequenas unidades produtivas, muitas vezes instaladas em residências, até empresas estruturadas com capacidade de produção em escala. As chamadas facções desempenham papel estratégico nesse sistema, funcionando como núcleos de produção terceirizada que atendem demandas das confecções maiores, contribuindo para a geração de renda e manutenção da atividade econômica local.

De acordo com o presidente do sindicato patronal (Sindvest, inaugurado em 1993), JOSÉ ROBERTO SCHINCARIOL, o setor conta com 58 empresas associadas. Já o presidente do sindicato dos trabalhadores, SEBASTIÃO SÉRGIO RODRIGUES, informa que a entidade possui cerca de 800 associados. O sindicato dos trabalhadores foi oficializado em 1942, embora os esforços para sua efetivação remontem à década de 1930.

O reajuste salarial acordado será aplicado pelas 58 empresas participantes a partir de 1º de maio, com efeito retroativo a 1º de fevereiro. Durante o período de negociação, algumas empresas já haviam antecipado um aumento de 5%, concedido desde fevereiro, como forma de amenizar os impactos inflacionários sobre os trabalhadores, e agora irão incorporar os 1,79% restantes, completando o índice total de 6,79% no salário da categoria.

Ao final da negociação, o presidente do Sindvest enfatiza, para evitar mal entendido, que o acordo garante o índice de reajuste à categoria diretamente ligada a um dos dois sindicatos. Nos demais casos, por não estarem sob o “guarda-chuva” sindical, a aplicação do índice não é garantida.

De acordo com ambos representantes, a definição do índice representa um ponto de equilíbrio entre as demandas da categoria e a capacidade econômica do setor produtivo, refletindo diretamente na renda das famílias e no dinamismo da economia local.

#DifusoraSJN #EconomiaLocal #Vestuário #ReajusteSalarial #Trabalho


📊 Síntese da reportagem

  • 👥 Cerca de 2.600 trabalhadores diretamente impactados pelo reajuste
  • 📈 Reajuste definido em 6,79%, com efeito retroativo
  • 🧵 Setor reúne aproximadamente 8.000 trabalhadores, sendo 2.900 CLT
  • 🪡 Atuação vai de empreendedores individuais (costureiras/os) a pequenos grupos produtivos
  • ⚖️ Representados têm reajuste garantido; não afiliados dependem da decisão do empregador
  • 🏭 58 empresas participaram da negociação pelo sindicato patronal
  • 🏛️ Sindicato dos trabalhadores oficializado em 1942, com origem na década de 1930
  • ➕ Empresas já haviam aplicado 5% e agora incorporam 1,79% restantes
  • ⏳ Reajuste com efeito retroativo a 1º de fevereiro
Compartilhe

Aristides Dos Santos

Formação: Graduação presencial em TV, Cinema, Rádio e Internet pela UNIBAN (Universidade Bandeirantes do estado de São Paulo), campus Osasco- SP. Habilitação: Trabalhos em audiovisual (cinema), atividades de radiodifusão RTV, produção de livros, revistas e jornais (impressos e digitais), criação e gestão de tráfego pago ou orgânico para internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *